Perfil do Cuidador de idosos em relação à Hipertensão Arterial

Esta página foi vista 433 vezes desde 23/04/2020
Coloração
Acabamento

O presente estudo analisou o perfil do cuidador de idoso com hipertensão arterial no município de Paripiranga (BA). É um esforço que visa compreender a relação entre o cuidador e a falta de competências e habilidades de saúde para atuar junto a este segmento da sociedade, em geral, em situação de prostração ou com baixa condição de locomoção, enquanto aspectos que motivam a recorrência de familiares como amparadores dessa situação, apesar de eles não terem formação adequada em saúde para atender às demandas dos idosos. A metodologia aplicada foi exploratória descritiva com abordagem qualiquantitativa. O resultado pode aparecer em situações de maus-tratos, negligência ou, ainda, na adoção de cuidados que levam ao agravamento de quadros de enfermidade. A pesquisa foi estruturada a partir de um questionário semiestruturado, com onze (11) questões, dividido em dois eixos: identificação e dados específicos ao tema da pesquisa. Os dados foram coletados junto à Secretaria de Saúde de Paripiranga (BA) e mais 40 cuidadores. Após a coleta, os dados foram sistematizados e organizados em tabelas. A análise baseou-se em frequência simples, com análise de discurso. As informações colhidas em campo demonstram uma série de fragilidades do sistema de saúde em instruir os familiares a buscarem profissionais habilitados a atuarem como cuidadores. Entretanto, a cultura e a falta de recursos financeiros são dois empecilhos à adoção de alguém externo ao círculo familiar como cuidador. No primeiro caso, as famílias tradicionais não aceitam outra pessoa cuidando de seus idosos e, no caso de famílias pobres, elas impõem esta tarefa a qualquer pessoa da casa, podendo ser adulto, ou mesmo crianças e adolescentes. Além disso, em muitos casos, a aposentadoria termina sendo um fator de permanência do idoso com seus familiares, entretanto, nem sempre isso significa que este irá receber atenção devida. Conclui-se que as famílias com idosos hipertensos e com falta de autonomia para desempenharem suas funções básicas não têm o devido amparo de profissionais da Enfermagem que atuem nessa área no referido município.

ISBN 978-65-000-2123-3
Edição 1 (2020)