O Brasil Entre Cercas

As origens históricas da miséria brasileira

Por Giovanni Alves

Código do livro: 361967

Política Social, Globalização, Democracia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 495 vezes desde 18/03/2021

O livro procura discutir a miséria brasileira através da análise crítica do filme “O som ao redor”, de Kleber Mendonça Filho. Entendemos a “miséria brasileira”, como sendo a determinação particularizadora para o capital e capitalismo de via colonial-escravista no Brasil, que se caracteriza pela produção e reprodução do atraso e do anacronismo remanescente em todos os âmbitos da vida, desde as relações materiais de produção e intercâmbio até as correspondentes formas políticas de luta de classes e principalmente, as condições sociais, culturais, subjetivas e psicológicas. No seu processo de modernização, a sociedade brasileira foi forçada a combinar o arcaico e o moderno, o historicamente velho e o historicamente novo, articulando defeitos civilizados com defeitos bárbaros do capital atrófico (como diria José Chasin). O objetivo da reflexão crítica do filme neste longo ensaio é apreender através do cinema brasileiro, a alma do Brasil; ou o sentido (e a forma) dos traços visíveis do arcaísmo moderno da civilização brasileira. A “miséria brasileira” como movimento de esforço do capital incompletável para alcançar a situação moderna por meio de surtos de “modernização conservadora”, deixou seu rastro no plano estético do cinema nacional. Nosso objetivo é identificá-la nas narrativas fílmicas, compostas por personagens típicos, situações de vida e posições de classe permeadas pelo ethos conservador e tradicionalista; e pelos afetos profundos da alma brasileira (medo, culpa, inveja, ciúme e ressentimento).

ISBN 978-65-001-8344-3
Edição 1 (2021)
Tipo de papel Polen

Giovanni Alves