O Evangelho de Tomé e Hino da Pérola

Por J. R. P. T

Antiguidades E Arqueologia, Teologia, Religião, Não Ficção

Esta página foi vista 955 vezes desde 20/09/2021

Este trabalho possui as versões grega e copta do Evangelho de Tomé juntamente com a tradução para o português e hebraico. Dispõe ainda da versão aramaica do Hino da Pérola e sua tradução para o português e o hebraico. As formas das “logias” apresentadas no texto do Evangelho de Tomé nos faz lembrar da citação de Papias de Hierápolis, Bispo de Hierápolis no primeiro terço do século II, onde ele afirma que o Evangelho Hebraico de Mateus era apenas um conjunto de Logia [Palavras seletas] de Jesus. Sobre o hino da pérola podemos dizer que se trata de um texto ímpar, que nada tem a ver com qualquer texto que já vimos no cristianismo até então. Trata-se de uma leitura para elevação da alma, tanto de vivos quanto daqueles que se foram. Seu corpo textual se assemelha às sutras budistas. Suas origens provêm de uma tradição Judaica, do antigo cristianismo judaico, o judaísmo nazareno do século I d.C, também chamado de ebionismo, um judaísmo cabalístico, que se perdeu em meados do século IV d.C quando a igreja católica passou a perseguir todos aqueles que não estivessem de acordo com seu cânon.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Polen

J. R. P. T

J. Ricardo P. Tavares (J. R. P. T) desde os 13 anos vem estudando a Sabedoria da Cabalá. Possui o nome hebreu de Iosse ben Hamnuna Saba (José filho do Ancião Hamnuna). Ministrou cursos de Cabalá, hebraico e aramaico em diversos momentos de sua vida. Exímio conhecedor do livro do Zohar, o livro Mãe de toda a Cabalá. É escritor, contendo dez obras lançadas na Amazon e CDA (Clube de Autores), como o guia de conversação "Ulpando Hebraico" e "Os Versos de Ouro de Pitágoras". Um de seus sucessos foram os livros "Atos de Salomão" e "Chave de Salomão de J. R. P. T", publicados pela Saraiva. Hebraísta e aramaicista, ministrou aulas na Kebook e PROCEA, na universidade Federal de Rondônia (Unir). Atualmente possui trabalhos na sua graduação em Arqueologia sobre os judeus na região amazônica, e é membro no grupo de pesquisa Arqueologia na Amazônia Meridional (GPAAM).