SÊFER TORAH

O Livro Da Torah Na Língua Sagrada E Traduzida Para A Língua Portuguesa

Por J. R. P. T

Metafísica, Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Referência Bíblica, Filosofia, Comentário Bíblico

Esta página foi vista 605 vezes desde 17/01/2023

O Livro “Sêfer Torah” é uma conquista para todos nós, judeus cabalistas, que carecíamos de um livro da Torah para as nossas comunidades que atendessem nossos critérios. Critérios esses que não se trata de uma mera tradução, mas de trazer à luz o real sentido do original hebraico, pelo menos o que for minimamente possível. Sim, tradução é tradução e infelizmente não poderemos trazer a totalidade dos mistérios que possuem o texto hebraico. Por exemplo, logo no capítulo 1 verso 1 de Gênesis, o texto começa dizendo em hebraico “Bereshit”, a tradução desta palavra ficou consagrada mundialmente por “No princípio”. Ora, a preposição hebraica “Be” não está definida, por isso não podemos dizer “No”, e sim, “Em”, já que não define lugar. Se definisse, o certo seria que o texto hebraico nos trouxesse “Bareshit”, onde poderíamos traduzir corretamente “No princípio”. Logo percebemos que “Em princípio” (Bereshit) deixa claro que o escritor está começando a sua narrativa “em teoria”, “Em tese”. Ou seja, ele está teorizando a criação dos céus e da terra e do homem com base na informação que ele (ou ela) possui. E sua teoria não se baseia por “vozes de sua cabeça”, mas se baseia em referências, como podemos ver, por exemplo, quando é citado mais adiante, dizendo: “este é o livro da biografia do Ser humano” (Gênesis 5:1). Isto é, o autor (ou autora, ou autores) do livro de Bereshit (Gênesis) está extraindo informações de outros livros que eram utilizados em sua época. Tais livros que, antes de serem livros, eram apenas tradição oral (Cabalá Shebeal-peh).

Edição 1 (2023)
Acabamento Capa dura
Idioma Japones

J. R. P. T

J. Ricardo P. Tavares (J. R. P. T) desde os 13 anos vem estudando a Sabedoria da Cabalá. Possui o nome hebreu de Iosse ben Hamnuna Saba (José filho do Ancião Hamnuna). Ministrou cursos de Cabalá, hebraico e aramaico em diversos momentos de sua vida. Exímio conhecedor do livro do Zohar, o livro Mãe de toda a Cabalá. É escritor, contendo dez obras lançadas na Amazon e CDA (Clube de Autores), como o guia de conversação "Ulpando Hebraico" e "Os Versos de Ouro de Pitágoras". Um de seus sucessos foram os livros "Atos de Salomão" e "Chave de Salomão de J. R. P. T", publicados pela Saraiva. Hebraísta e aramaicista, ministrou aulas na Kebook e PROCEA, na universidade Federal de Rondônia (Unir). Atualmente possui trabalhos na sua graduação em Arqueologia sobre os judeus na região amazônica, e é membro no grupo de pesquisa Arqueologia na Amazônia Meridional (GPAAM).