O FUTURO DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA E A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DO FUTURO

Por Cristiano Machado de Araújo

Teologia, Educação

Esta página foi vista 10 vezes desde 17/10/2024

A presente obra tem por objetivo geral propor um novo paradigma para a Educação Teológica no século 21 e por objetivos secundários se propôs a estudar o conceito de Educação Teológica; pesquisar os paradigmas históricos da Educação Teológica e Averiguar os modelos contemporâneos de Educação Teológica. O problema pelo qual se buscou resposta foi: visto que o paradigma de Educação Teológica que predominou por séculos entrou em crise, que características terá um novo paradigma que seja relevante para o século 21?

A obra defende que as características de um novo paradigma da Educação Teológica para o século 21 estão relacionadas à capacidade de fazer uso das tecnologias disponíveis, de relacionar a tradição cristã com o contexto contemporâneo a fim de formar líderes que sejam capazes de cumprir sua missão na sociedade.

O primeiro capítulo tratou do conceito e objetivos da educação teológica e a influência que a mesma recebeu das mais diversas tradições educativas de alguns períodos históricos. Um pequeno histórico da caminhada da educação teológica no Brasil e qual a sua importância. Foi destacado que a educação teológica se viu em volta por divergências de opiniões. Por fim, foi enfatizado para quem a educação teológica é importante.

O segundo capítulo apresenta os Paradigmas Bíblico-Históricos da Educação Teológica. Dentre eles foram destacados os seguintes paradigmas: Paradigmas do Antigo e Novo Testamento, sendo que o último destacou os modelos de Jesus e o do Apóstolo Paulo; o Paradigma do Cristianismo Primitivo, da Idade Média, do período da Reforma Protestante e dos Séculos XVIII e XIX (Modelo da Era Industrial e Modelo da Modernidade).

O terceiro capítulo apresenta os Modelos Contemporâneos de Educação Teológica. Neste contexto foram apresentados os paradigmas de Educação Teológica no Século XX: A Educação Teológica por Extensão, Educação Teológica Modular e a Educação a Distância – EAD (tratando brevemente de sua história no Brasil) e a Educação Teológica a Distância. Também foram abordados alguns desafios enfrentados pela Educação Teológica a Distância. Concluindo com um breve relato de outras tentativas envolvendo a cooperação interdenominacional, tanto na graduação como na pós-graduação, ocorreram com a intenção de encontrar caminhos que pudessem ajudar no ensino teológico.

O quarto e último capítulo procura apresentar um Novo Paradigma para a Educação Teológica no Século XXI. Foram apresentadas algumas características da Educação Teológica do século XXI : Contextual, Ecumênica, Inter-religiosa, Interdisciplinar e Libertadora. Foram destacadas as possibilidades didáticas das tecnologias para a Educação Teológica, apresentado os materiais Impresso e Audiovisual como ferramenta importante para a Educação Teológica. Foram apresentados os desafios impostos pela tecnologia. Destaque foi dado à Informática e a Internet como recursos tecnológicos didáticos, apresentando a Informática Educativa e a internet como outras ferramentas tecnologias de extrema relevância para a educação.

É chamada a atenção para a relevância da proposta do MEC para o ensino da teologia no Brasil e apresentando o Blended Learning (b-learning) como novo paradigma para a Educação Teológica do século XXI. Ao final as importantes visões e perspectivas de Claúdio de Oliveira Ribeiro a respeito da Educação Teológica do futuro foram apresentadas, uma vez que trazem importantes pontos a serem considerados.

A conclusão da obra é que o modelo o Blended Learning (entendido como ensino semipresencial ou ensino híbrido) é o novo paradigma para a Educação Teológica do século XXI. Destaca-se que a fusão do modelo tradicional e o virtual, podem e devem ser trabalhados e desenvolvidos no contexto do advento e do avanço das Tecnologicas de Informação e Conhecimento.

Edição 1 (2024)
Coloração Colorido

Cristiano Machado de Araújo

Natural da cidade de Paranaguá, Estado do Paraná, casado com Adriana, pai de dois filhos (Natan e Natalia).

Ministro do Evangelho (no Exército de Salvação - The Salvation Army), desde 2003.

Bacharel em Teologia (área: Cuidado Pastoral), pela Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA;

Licenciatura em História, pela Faculdade de Educação Paulistana - FAEP;

Pós-Graduado em História Antiga e Medieval (Religião e Cultura) pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro - FSBRJ, e

Doutor em Ministério (ênfase em Educação Teológica), pela Faculdade de Teologia Metodista Livre - FTML.