INTRODUÇÃO
VOLUMES SÃO ESCRITOS sobre os prazeres da mesa e o significado da culinária em nossas vidas. Se pararmos e considerarmos a comida como um meio, ela definiu por séculos nossas celebrações e lamentações, mas os dias entre as festas e feriados também carregam peso. Esses pequenos momentos também podem ter um significado profundo e nos trazer sustento.
A ascensão da cozinha como centro de atividade familiar não passou despercebida pelos cientistas sociais modernos. À medida que a tecnologia de casa inteligente floresceu, a cozinha também foi elevada. Churrasqueiras enferrujadas e cheias de chuva estão dando lugar a peças de exibição para aventuras culinárias. Consequentemente, começamos a ver antigos itens de luxo, como cozinhas externas e fornos de pizza a lenha, incluídos em muitos novos projetos de construção e reformas.
Para o proprietário estabelecido com ambição culinária, a adição de um forno de pizza a lenha pode desbloquear um atlas de aventuras comestíveis. Simplificando, as pessoas estão revisitando as alegrias de reunir amigos e familiares para se reconectar, de forma significativa, com uma deliciosa refeição caseira. O que antes era considerado um fardo - fazer compras, cozinhar e servir - tornou-se mais recentemente um presente de gratidão. A ideia de criar memórias comestíveis está deixando uma marca indelével em nossa consciência coletiva e em nossos paladares.
Na última década, uma onda de entusiasmo sobre os ingredientes e seu pedigree viu a “noite de refeição em família” se expandir exponencialmente. Uma nova geração de gourmets caseiros e artesanais atraiu a atenção para o que comemos e como comemos das cozinhas dos restaurantes e a colocou diretamente nas mãos competentes dos cozinheiros domésticos do século XXI. Não é surpresa, então, que aparelhos de cozinha de alta tecnologia agora dominem o cenário do varejo; chefs iniciantes são incentivados a criar pratos exclusivos usando técnicas estranhas que alcançam resultados científicos.
Perdemos nosso caminho? Esta história de cozinhar vem não apenas da nutrição que ganhamos, mas também do prazer derivado das imagens, sons e cheiros desses ingredientes de pedigree sendo transformados. Já se foram os aromas inebriantes: sequestrados, embalados a vácuo e mergulhados na água. Certamente, sempre haverá espaço para experimentação e invenção culinária, mas deixe isso para os chefs de jaleco. Esta é uma exploração de um método mais primitivo de cozinhar.
Não tenha medo - não abandonaremos totalmente o etos moderno da preparação de alimentos. Em vez disso, vamos explorar uma área do nosso passado gastronômico que está passando por um renascimento. O bônus é que essa forma de cozinhar não inibe nossos sentidos culinários, mas os encoraja. Deixe-me (re)apresentá-lo a uma celebração da culinária em forno a lenha.
Se eu tivesse que escolher um método de cozinhar, nada parece chamar mais minha atenção do que fogo vivo. Talvez seja um instinto primitivo, inato e inerente a todos nós, que data de quando nossos ancestrais “domaram” a chama pela primeira vez. O fogo é extremamente sedutor, com sua dança, padrões imprevisíveis, cheiros e crepitações, faíscas e fumaça, camadas de carvão incandescente e calor radiante. Honestamente, é um pouco intimidante também. Cuidar do fogo pode exigir foco, mas quando feito com confiança e equilíbrio, é um lembrete não tão gentil do maior triunfo da humanidade sobre a natureza.
Começando com o básico, exploraremos os diferentes tipos de fornos, as práticas de acendimento do fogo e sugestões de como alterar o desempenho do forno, bem como uma variedade de técnicas de cozimento. Veremos quando e onde preparar receitas com base em sua escolha de estilos de fogo. Também exploraremos uma variedade de utensílios de cozinha, tipos de combustível e equipamentos necessários para ajudar a otimizar sua experiência culinária para um delicioso sucesso.
Mais de 85 receitas irão tentá-lo a explorar toda a gama de capacidades que o seu forno de pizza a lenha pode suportar. Avaliações detalhadas dos ingredientes são acompanhadas de dicas sobre como fazer uma pizza perfeita para qualquer coisa, desde um jantar casual no meio da semana até uma celebração completa no forno a lenha.
Número de páginas | 188 |
Edição | 1 (2023) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.