Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!
AO LEITOR
“O moralista” contém uma tese implícita: o homem não é bom. Contradigo, portanto, a tese de Jean-Jacques Rousseau de que o homem é bom por natureza, é a sociedade que o corrompe. E digo mais e repito que o homem é só instinto, pura expressão do caos, que procura em primeira instância o seu próprio bem, porém não desconsidera o bem dos que lhe são mais próximos.
Por se tratar de uma obra na forma de diário, pode ser que o leitor encontre alguma contradição, talvez pela variação da presença de espírito. Assim como também não consiga a priori discernir com exatidão a epígrafe em discussão. Digo, porém, para não desistir da leitura, pois somente no final, isolando as imagens marginais, poderá tirar uma conclusão, talvez até a mesma que a minha: somente os fortes sobrevivem ao massacre capitalista.
É um livro controverso, com cenas impressionantes de realismo, de um moralismo exacerbado e de um questionamento sobre a moral cristã, que ora apresenta a fé como solução para as inquietações existenciais, ora uma rebeldia insana, Nas páginas que vão adiante, há ainda um argumento filosófico bem embasado de que o homem não é obrigado a se curvar diante do mito de Deus para ser feliz, uma vez que não há castigo pelo pecado nem recompensa pela virtude, é tudo uma questão de ponto de vista, apresentando a posse do dinheiro como premissa para uma vida satisfatória.
E devo alertá-lo, caro leitor, que os personagens e situações desta obra são reais apenas no universo da ficção, criados pelo narrador-autor na forma de monólogo, mas pode ser que para alguns seja uma crônica; para outros, um conto. Não importa, seja crônica ou conto, o leitor encontrará ideias contemporâneas, ou seja, uma rápida visão do mundo atual, com um toque de lirismo.
Categorias:
Drama, Ficção, Psicologia, Romance, Suicídio
Palavras-chave:
drama, filosofia, moral, política
Você publica seu livro online, gratuitamente.
Você diz quanto quer receber de direitos autorais.
Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.
São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:
"No Clube eu pude realizar meus sonhos! Pude dar vida a estórias guardadas apenas comigo! Durante meses eu busquei orçamentos em editoras e não encontrei um lugar onde eu tivesse condições de publicar os meus livros. Era tudo caro demais e eu já tinha muitos livros escritos e guardados. Seria im..."
Clube de Autores Publicações S/A CNPJ: 16.779.786/0001-27
Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700