O poder da gratidão

101 histórias sobre como ser grato pode mudar sua vida

Por Jideon francisco marques

Orientação, Crescimento Pessoal, Aconselhamento, Religião, Desenvolvimento Humano, Autoajuda

Esta página foi vista 327 vezes desde 31/12/2022

Introdução

“Obrigado” é a graxa que mantém a sociedade funcionando. Mas dizer obrigado e ser grato são duas coisas muito diferentes. O primeiro faz parte de ser educado, o último - bem, é o segredo para uma vida de felicidade e sucesso.

Por um lado, as pessoas vão gostar mais de você. A ingratidão é uma das características mais odiadas nas pessoas. Atua como repelente. Ninguém quer estar perto de ingratos. A gratidão, por outro lado, está entre os dez por cento das qualidades que as pessoas apreciam. Ser simpático é apenas o começo. A lista de consequências resultantes da gratidão é tão longa e tão otimista que parece mais um discurso de vendas de um comercial brega do que resultados comprovados por pesquisas. Maior otimismo. Energia superior. Maior criatividade. Vida útil mais longa. Ousadia diante do desafio. Maior resposta imune. Maior tolerância. Habilidades cognitivas aumentadas.

Ser grato coloca você em um estado de espírito positivo. Os psicólogos chamam isso de “espiral ascendente”. Assim como focar em todas as coisas que deram errado durante o dia deixa você irritado e mal-humorado, reconhecer o que deu certo – chame-as de bênçãos ou “coisas boas” – tem o efeito inverso. Um pensamento positivo leva a outro pensamento positivo, que é seguido por uma lembrança agradável e assim por diante. Cada pensamento espirala para cima em outro momento feliz e seu humor sobe junto com seus pensamentos.

A razão pela qual isso acontece é múltipla. Sua atenção está focada em eventos reais que ocorreram - dando uma realidade concreta a momentos que a maioria de nós provavelmente esqueceria ou ignoraria se não fosse deliberado em relembrá-los. Uma vez que a maioria dos momentos de gratidão da maioria das pessoas envolve outras pessoas - contabilizar esses momentos ressalta os relacionamentos que dão sentido à vida, o que é particularmente importante na existência eletronicamente isolada de hoje. Também aumenta a auto-estima.

Edição 1 (2022)