O Rabino Oculto - Tomo I

A saga de uma família de origem judaica

Por Carmen Nogueira

Judaico, Historiografia, América Latina, Geografia E Historia, Drama

Esta página foi vista 1530 vezes desde 10/09/2021

Descendente de famílias cristãs novas que vieram ao Brasil no tempo da inquisição, a autora foi uma das primeiras pessoas a obter o Certificado de Origem Sefardita emitido pela Comunidade Israelita de Lisboa em 2016, com base em sua genealogia documentada.

Este livro vem coroar seu vasto trabalho de genealogia genética, feito com provas genealógicas complementadas pelo seu teste de mtDNA, que revela sua ascendência cristã nova e judaica pela sua linha matrilinear, que vai do Brasil até a Ilha do Faial, Açores, no século XVII, até a Europa Ocidental, no século XV.

É mostrada a genealogia de algumas famílias tradicionais de cristãos novos da Bahia e do Rio Grande do Sul, das quais descende Carmen Nogueira.

Uma rede de parentescos entre seus ancestrais cristãos novos da Bahia e do Rio Grande do Sul por várias gerações, vai dar no RABINO OCULTO, personagem histórico emblemático do tempo da inquisição.

Uma famosa condessa do Império, o grande amor proibido de D. Pedro II, também era descendente do RABINO OCULTO; a autora revela a genealogia daquela nobre do século XIX até o rabino.

Numa viagem histórica, o leitor conhecerá a figura emblemática do RABINO OCULTO, o ancestral judeu do grande amor proibido de D. Pedro II; o rabino tem muitos descendentes nas regiões nordeste e sul do Brasil.

Carmen Nogueira realizou esta grande pesquisa com base em provas: registros paroquiais e civis, documentos da inquisição (processos por judaísmo e relação de cristãos novos que pagavam a Finta), livros, documentos da Torre do Tombo, Portugal, e trabalhos científicos.

Todas as fontes pesquisadas são divulgadas para o leitor. Como advogada atuante, Carmen Nogueira pesquisa com base em provas.

Este trabalho de arqueologia familiar foi complementado por teste de DNA da autora (mtDNA), que veio coroar este detalhado estudo inovador de genealogia genética de famílias cristãs novas no Brasil.

ISBN 978-65-006-4924-6
Edição 6 (2023)

Carmen Nogueira

A autora é dramaturga, com o nome cadastrado na Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT.

Advogada em São Paulo, Capital, agora também ingressa na carreira de escritora, tendo dois livros publicados pelo Clube de Autores, com sucesso.

Outras obras virão, porque escrever está no meu DNA, assim como ler, desde sempre.