O Sabor da Leitura

Por Eliana Aparecida de Quadra Corrêa

Esta página foi vista 4242 vezes desde 13/12/2012

A leitura vem sendo um assunto muito discutido principalmente em âmbito escolar por causa da grande defasagem que os alunos apresentam em compreender e interpretar, é o que chamamos de letramento.

Com isso aqui se discuti o uso desta leitura em sala de modo obrigatório principalmente com a literatura, que é a nossa maior aliada na busca da leitura prazerosa, envolvente e que incentive o leitor a se aperfeiçoar e querer ser autônomo em seu conhecimento.

Ler é um processo complexo e de evolução gradativa. Através dos tempos este processo foi se modificando, conforme os fatos históricos e sociais. Mas a questão da leitura é preocupante, porque se observa que muitas pessoas não lêem mais, suas informações geralmente são tiradas da televisão ou do próprio computador, esquecendo do prazer que esta prática nos traz.

A partir disso surgiu a ideia de pesquisar estratégias motivadoras para formar leitores, desde os pequenos com auxílio de seus pais. Após na escola com os professores e por fim quando saírem da escola ter locais disponíveis pela comunidade, de leitura, pesquisa e eventos culturais, continuando a motivação para o leitor autônomo.

ISBN 978-85-909911-1-3
Edição 1 (2012)
Tipo de papel Couche 90g

Eliana Aparecida de Quadra Corrêa

Meu nome é Eliana Aparecida de Quadra Corrêa. Nasci em 24 de agosto de 1978 em Taió, Santa Catarina. Quando pequena morei na cidade de Pouso Redondo, a qual tive o prazer de desfrutar de uma infância tranquila, alegre rodeada pelos meus avós e familiares. Moro em Joinville desde 1990 e a partir daí adotei esta cidade, que me deu a responsabilidade, o trabalho, conhecimento, meu marido e meu pequeno filho.

Sou formada em Letras pela UNIVILLE e em Pedagogia pela FACINTER e pós graduada em Metodologia em Língua Portuguesa pela faculdade de Amparo e Gestão Educacional pela Faculdade Dom Bosco e Mestre em Patrimônio Cultural pela UNIVILLE. Participo do grupo de pesquisa Imbricamentos de Linguagens da UNIVILLE e da Associação do escritor joinvilense: Confraria das Letras.

Participei com publicações na Antologia Scortecci de Poesias, contos e crônicas, Entrelinhas Literárias, com os causos: Cartinhas para Arranjar Marido e O Leite. No livro de Anais do Abril Mundo (Prolij) com o artigo científico: Joinville, mitos e memórias: o boi-de-mamão. E artigos de opinião sobre livro, leitura, poesia, educação, contação de histórias e patrimônio cultural nos jornais A Notícia e Notícias do Dia.

Atualmente sou professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio e professora coordenadora do setor infantojuvenil da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin e uma grande incentivadora da busca do hábito de ler autonomamente.

Alguns artigos: - Aprender com amor

- A arte de contar histórias

- Contar histórias

- Garrafa da Leitura