OS CICLOS DE APRENDIZAGEM EM BRASÍLIA E SEU CONTEXTO DE AMPLIAÇÃO (1963 – 2014)

Por Professora Doutora Aline Nogueira

Ciência Política, Educação, Política Pública

Esta página foi vista 720 vezes desde 27/01/2021
Coloração
Acabamento

O presente trabalho teve como objeto de estudo a história dos Ciclos de Aprendizagem na sua trajetória em Brasília: sua implantação e o seu contexto de ampliação, especialmente em 2013. A organização escolar em Ciclos no decorrer da história foi vista como um recurso para a modernização da educação. Seriam objetivos iniciais dos Ciclos: a redução da seleção escolar, baseado no desempenho dos estudantes, pois estes resultavam em altos índices de reprovação e de evasão. Vale destacar a participação do Distrito Federal - DF nas experiências pioneiras do País em políticas de não retenção quando, na década de 1960, mais precisamente a partir de 1963, o ensino primário foi dividido em três fases; assim o estudante avançava para a segunda fase ao completar o processo de alfabetização. As implicações e antecedentes desta explanação serão buscados desde a fundação da cidade de Brasília em 1960 até a contemporaneidade, buscando explicitar, em cada período estudado, as intenções por trás dos argumentos pela diminuição das reprovações, resgatando a história dos Ciclos de Aprendizagem no DF como contribuição para reformulação de políticas públicas.

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura