PONTE ENTRE A ECONOMIA TRADICIONAL E AS NOVAS ECONOMIAS

Economia, Política e Filosofia juntos em época de Transição

Por Helena Siqueira Dornellas

Desenvolvimento Humano, Economia, Filosofia, Condições Econômicas, Desenvolvimento, História Econômica

Esta página foi vista 582 vezes desde 30/11/2020

Esse é um livro sobre Economia. Não só a que vivenciamos, mas também a Economia Solidária e as Novas Economias, que vêm surgindo com força exponencial de transformação.

Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma viagem a um arquipélago distante onde cada ilha representa uma modalidade econômica, com as respectivas relações políticas entre elas.

A viagem é feita através de metáforas baseadas na obra As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, onde o personagem conhece várias ilhas e suas particularidades. Em nosso caso, nosso personagem faz percurso semelhante, vivenciando as várias vertentes econômicas, por meio de uma história que une teoria e prática.

Neste contexto vai percebendo a estreita relação entre Economia e Política e esse olhar é desenvolvido em bases filosóficas, que o ajudam a entender melhor as conjunturas que ele vem a conhecer.

Unindo Economia, Política e Filosofia, vamos conhecer a Economia Tradicional, que ainda é vigente, a Economia Solidária que se apresenta como uma alternativa ao sistema atual e as Novas Economias que, baseadas na Sociedade em Rede, na Tecnologia e nos Recursos Intangíveis, está transformando o panorama econômico e político do Futuro.

ISBN 978-65-001-1282-5
Edição 1 (2020)