Voce Conhece a Sua Empresa?

Estudos, Vivências e Casos Para Uma Administração Melhorr

Por Osvaldo Frontino de Medeiros

Administração, Economia, Informática

Esta página foi vista 5533 vezes desde 05/01/2011

VOCÊ CONHECE A SUA EMPRESA? - É uma obra que reune as experiências vividas pelo autor ao longo dos anos de envolvimento nos negócios, confrontados com as teorias administrativas estudadas durante o seu curso de bacharelado. Tem como público-alvo os acadêmicos da Administração e ainda empreendedores, que iniciantes ou não, carecem de preparo técnico e de visão holística empresarial. É um diálogo íntimo que reúne conceituações didáticas do capital, as diferenças entre capital monetário, capital humano, a competência empresarial e o valor do seu compartilhamento. Elege posicionamentos para o futuro empreendedor, como a cultura do SIG - Sistema de Informações Gerenciais. Faz recomendações e oferece ideias que podem contribuir para melhorar o ambiente interno empresarial e a boa condução dos negócios. Traz análises da estrutura da sociedade do trabalho, do seu cotidiano e indica posições de liderança. Mostra as diferenças entre autoridade e poder. Valoriza as consultorias, critica o empirismo e destaca a importãncia da metodologia e do conhecimento sistemático aplicado ao empreendedorismo. Aborda a Teoria dos Sistemas e sua analogia com o arcabouço organizacional, para melhor entender a sua complexidade. Reúne interpretações de casos, com descrição de situações reais vividas pelo autor, onde transparece um paradoxo muito comum na figura do empresário: de um lado, a capacidade para gerir, conduzir e fazer crescer uma economia; de outro, o egocentrismo, a prepotência e a arrogância, tão prejudiciais e regressivas para o clima organizacional. Ressalta a importância da objetividade, do enxugamento e automação da burocracia. Também dá ênfase à necessidade de se criar mecanismos para a correta circulação interna da informação, como política de controle, formação e crescimento estruturado do patrimonio. Isto para o embasamento histórico e cultural da empresa, tão necessários para a sua viabilização e evolução presente e futura. Oferece ainda um glossário, que facilita o entendimento da terminologia e vem fundamentado com conceitos e citações bibliográficas, que validam e complementam as definições e ideias.

Edição 1 (2009)