RELIGIOSIDADE

Fator de resiliência em idosas institucionalizadas

Por ERNANI NETO

Psicologia, Ciências da Religião

Esta página foi vista 430 vezes desde 07/01/2023

A relação entre religiosidade e envelhecimento constitui um importante viés de investigação no que tange a saúde de idosos institucionalizados no Brasil. Influenciados pelos avanços tecnológicos e sociais, pelo aumento da população idosa, imersos numa rápida e intensa transição demográfica, as preocupações e intervenções no campo da saúde da população idosa passaram a valorizar além dos elementos físicos, psicológicos e sociais, as crenças religiosas. Este trabalho busca tecer algumas observações acerca da relação entre religiosidade e resiliência em idosos institucionalizados. Utiliza como enquadramento teórico a resiliência entendida como capacidade de passar por situações adversas e sair fortalecido, e questiona: se religiosidade é uma questão de saúde e quais são os fatores de resiliência estão implicados nessa experiência. Seus dados provêm de pesquisa em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, na cidade de Juiz de Fora - MG. Para tal investigação foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. As análises dos dados coletados e das categorias construídas a partir do método contribuíram para o entendimento do fenômeno pesquisado. Nesta pesquisa, com base nos resultados encontrados, fica demostrado que a religiosidade pode ser entendida como fator de resiliência em idosos institucionalizados.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

ERNANI NETO

Ernani Neto é escritor, psicólogo, professor e palestrante. Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Pós-graduado em Religiões e Religiosidades Afro-brasileiras - UFJF. Graduado em Sociologia – Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Psicologia pela Faculdade Machado Sobrinho - FMS. Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI/JF (Representante do Conselho Regional de Psicologia). Membro do Corpo editorial da Revista Sacrilegens. Membro do Fórum do Campo Lacaniano - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano Brasil - (EPFCL-Brasil); Psicólogo - Colaborador em Instituição de Longa Permanência para Idosos. Atuação profissional com ênfase em Psicologia, Psicanálise, Envelhecimento, Religião, Saúde e Educação.