AUSÊNCIAS NEGRAS

Reflexões sobre o Sujeito, a Religião e a Educação

Por CLÁUDIA APARECIDA SANTOS OLIVEIRA / ERNANI FRANCISCO DOS SANTOS NETO

Feminismo E Teoria Ferminista, Estudos Da Etnia, Discriminação & Relações De Raça, Religião, Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 278 vezes desde 09/03/2024
Coloração

As questões relacionadas a Educação das Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-brasileira têm recebido destaque no atual cenário social. Essa visibilidade é fruto de um processo histórico de lutas e reivindicações por direitos civis e sociais de diversos coletivos. Todavia, ainda temos muito a caminhar. Tal conjuntura nos instiga a uma participação ativa, evidenciando a necessidade de ampliarmos essa discussão.

Neste sentido, o livro Ausências Negras: Reflexões sobre o Sujeito, a Religião e a Educação nasceu do encontro de interesses de vários profissionais da Educação, Ciência da Religião, Psicologia e Ciências Sociais que vêm se debruçando sobre os temas e/ou temáticas envolvendo a questão étnico-racial. Partindo de suas próprias experiências, autores e autoras partes desta coletânea se autorizam numa escrita de si e do outro, e trazem importantes reflexões sobre o racismo e seus atravessamentos nas mais diferentes esferas sociais – saúde, educação, religião, política, instituições asilares – e, principalmente no sujeito.

Por meio das vivências, experiências, reflexões, estudos, pesquisas, (com)partilhamos um pouco de cada um de nós. Se, a partir de suas perspectivas e objetivos, cada um revela uma face do racismo no sujeito e nos espaços sociais (religião, escola, asilo) e, por consequência, uma ausência negra, essa mesma revelação mostra o quão presente e atuante é o negro que grita, reivindica, luta, sofre, chora, mas que também ri, comemora, festeja, celebra sua ancestralidade negra e indígena e faz-se sujeitos a partir de sua própria voz e escrita.

Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

CLÁUDIA APARECIDA SANTOS OLIVEIRA / ERNANI FRANCISCO DOS SANTOS NETO

Ernani Neto é escritor, psicólogo, professor e palestrante. Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Pós-graduado em Religiões e Religiosidades Afro-brasileiras - UFJF. Graduado em Sociologia – Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Psicologia pela Faculdade Machado Sobrinho - FMS. Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI/JF (Representante do Conselho Regional de Psicologia). Membro do Corpo editorial da Revista Sacrilegens. Membro do Fórum do Campo Lacaniano - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano Brasil - (EPFCL-Brasil); Psicólogo - Colaborador em Instituição de Longa Permanência para Idosos. Atuação profissional com ênfase em Psicologia, Psicanálise, Envelhecimento, Religião, Saúde e Educação.