"RESPIRE E VIVA: AINDA HÁ ESPERANÇA! DIGA NÃO AO SUICÍDIO"

Por VANEIR DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

Suicídio, Saúde Mental, Psicologia Clínica, Psicologia, Medicina, Autoajuda

Esta página foi vista 69 vezes desde 02/06/2024
Coloração

O livro "Respire e Viva: Ainda Há Esperança! Diga Não ao Suicídio" adota uma abordagem multifacetada e compassiva para lidar com pensamentos suicidas. Aqui estão os principais elementos da abordagem descrita na obra:

1. **Reconhecimento e Aceitação**: O primeiro passo é reconhecer e aceitar que os pensamentos suicidas são um sinal de sofrimento profundo e merecem atenção imediata. O livro enfatiza que é importante não ignorar esses pensamentos e entender que pedir ajuda é um ato de coragem e não de fraqueza.

2. **Intervenção Profissional**: A obra sublinha a importância de buscar ajuda profissional. Psicólogos, psiquiatras, e terapeutas são essenciais no tratamento de condições que levam a pensamentos suicidas, como a depressão e a ansiedade. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são mencionadas como eficazes.

3. **Rede de Apoio**: O livro destaca a importância de uma rede de apoio composta por amigos, familiares e grupos de apoio. Ter pessoas confiáveis por perto pode ajudar a aliviar o peso do sofrimento emocional e proporcionar um senso de conexão e pertencimento.

4. **Técnicas Práticas**: Oferece uma série de técnicas práticas para lidar com momentos de crise, incluindo técnicas de respiração, meditação, exercícios de mindfulness e outras formas de autocuidado que podem ajudar a reduzir a intensidade dos pensamentos suicidas.

5. **Educação e Consciência**: O autor foca em educar o leitor sobre as causas subjacentes dos pensamentos suicidas, como desequilíbrios químicos, traumas e fatores de estresse ambiental. Compreender esses fatores pode ajudar a desmistificar o estigma em torno do suicídio e promover uma abordagem mais informada.

6. **Histórias de Superação**: A inclusão de relatos pessoais de pessoas que superaram pensamentos suicidas proporciona esperança e inspiração. Essas histórias mostram que é possível encontrar luz e propósito mesmo depois dos momentos mais sombrios.

7. **Esperança e Resiliência**: O fio condutor do livro é a mensagem de esperança. Ele reforça que, independentemente da gravidade da dor, sempre há possibilidades de cura e melhoria. Cultivar a resiliência e a perspectiva de um futuro melhor são temas recorrentes.

8. **Intervenção em Crises**: Há capítulos dedicados a como intervir eficazmente durante momentos de crise, tanto para quem está sofrendo quanto para amigos e familiares que desejam ajudar.

9. **Acesso a Recursos**: Fornece informações sobre recursos disponíveis, como linhas diretas de prevenção ao suicídio, centros de atendimento em saúde mental, e materiais educativos, para que os leitores saibam onde buscar ajuda.

Essa abordagem integrada visa oferecer uma base sólida de apoio emocional, educacional e prático para aqueles lutando contra pensamentos suicidas, bem como para seus entes queridos e auxiliadores.

Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)
Acabamento Capa dura
Tipo de papel Polen

VANEIR DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

Olá!! Meu nome é Vaneir da Conceição Oliveira!

Com 40 anos de idade, sou um profissional dedicado e comprometido. Tenho a felicidade de ser casado com Caroline Costa da Conceição Oliveira, com quem compartilho a jornada da vida. Sou um pai orgulhoso de duas filhas maravilhosas, Esther (09 anos) e Rebeca (08 anos), que são minha motivação diária.

Atualmente, sou estudante e estou cursando Engenharia Civil na faculdade, buscando aprimorar meus conhecimentos e habilidades nessa área tão fascinante. Minha atual profissão é líder de bombeiros, onde tenho a oportunidade de liderar uma equipe dedicada e corajosa, pronta para agir em situações de emergência e salvar vidas.

Além disso, tenho um objetivo muito especial: crescer no mercado literário e me tornar conhecido não apenas como um escritor de belas obras, mas como alguém que ajudou muitas pessoas a se curarem dos males que as afligiam, como depressão, ansiedade e outros desafios emocionais. Meu propósito é impactar positivamente a vida das pessoas por meio das minhas palavras, oferecendo conforto, esperança e inspiração.

Com uma carreira sólida, uma família amorosa ao meu lado e a determinação de fazer a diferença no mundo da literatura, estou comprometido em crescer profissionalmente, contribuir positivamente para a sociedade e construir um legado de cura e transformação através das minhas escritas. Pois Tenho o sonho de ajudar as pessoas através das minhas obras literárias, pois acredito que é mais valioso ter 1% de cada pessoa do que ter 100% de mim mesmo. Estou determinado a realizar esse sonho e impactar positivamente a vida daqueles que cruzarem o meu caminho.