Sociologia da Religião

Por Georg Simmel

Sociologia Da Religião, Filosofia / Religião, Religião, Ciências Humanas E Sociais, Ciências da Religião

Esta página foi vista 9 vezes desde 10/10/2024

Em "Sociologia da Religião", Georg Simmel nos oferece uma profunda e incisiva análise das relações entre a religião e a vida social. Explorando a complexa interseção entre o sagrado e o profano, Simmel revela como a religião atua não apenas como um sistema de crenças, mas como uma força estruturadora fundamental da vida social.

Neste ensaio, Simmel investiga o conceito de Absoluto, desvendando sua importância tanto na experiência religiosa individual quanto na organização social. Ele argumenta que a religião expressa e simboliza a unidade e a coesão da sociedade, refletindo a complexidade das interações sociais e a busca por uma totalidade transcendente. Ao examinar como as formas e estruturas sociais moldam as representações religiosas e vice-versa, Simmel oferece uma visão original sobre a função social da religião e seu impacto na formação da identidade e coesão grupal.

Através de uma análise que abrange desde a religião antiga até o cristianismo do século XX, Simmel traça como a unidade social e a transcendência se entrelaçam, revelando o papel vital da religião na criação de um sentido de totalidade e pertencimento. A Religião é uma leitura essencial para aqueles interessados em compreender a interdependência entre a espiritualidade e as estruturas sociais, e oferece uma perspectiva inovadora sobre como as convicções religiosas moldam e são moldadas pela vida em sociedade.

Edição 1 (2024)