Superstições & Crendices

Por Geraldo Spacassassi

Motivacional, Espiritual, Crescimento Pessoal, Religião, Psicologia, Autoajuda

Esta página foi vista 527 vezes desde 22/12/2022

As superstições e crendices são vestígios de um passado remoto, em que o ser humano tinha uma visão mágica do mundo, acreditando que diversos fatores sobrenaturais podiam interferir diretamente no seu cotidiano. Esse modo de pensar, transmitido de geração a geração, acaba por ser incorporado no dia a dia, traduzindo-se em hábitos e gestos, em especial entre as camadas populares da sociedade.

Segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo:

“As superstições participam da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo sem a sua inevitável presença. A elevação dos padrões de vida, o domínio da máquina, a cidade industrial ou tumultuosa em sua grandeza assombrosa, são outros tantos viveiros de superstições velhas, renovadas e readaptadas às necessidades modernas e técnicas!”

Para vivermos melhor, precisamos superar as inclinações negativas, as circunstâncias e a influência das massas! Façamos tudo o que tem de ser feito com esmero e o Universo responderá a nosso esforço regiamente.

Obviamente, existe a nossa parte, que só pode ser feita por nós, mas existe “Outra” que está além do nosso controle. Podemos preparar a terra, adubar, plantar e regar. Tudo isto cabe a nós, mas quanto a fazer a semente germinar e crescer, só há um Poder Criador no Universo capaz de fazer isso!

Meu mestre, Prof. Molinero, enfatizava:

“Ao orar não peça nada, apenas agradeça! Liberte-se desse servilismo acomodatício! Hão de ser os nossos atos, e não as nossas palavras, os que nos elevarão diante dos olhos de Deus!”

Edição 1 (2022)

Geraldo Spacassassi

Astrólogo e Tarólogo. Ministro cursos: Tarô Mitológico, Baralho Lenormand, Astrologia e consultas de aconselhamento.

Autor dos livros:

Baralho Petit Lenormand - Teoria & Prática

Tarô e os Caminhos do Crescimento Pessoal

Mitos Gregos

Contos e Lendas Arturianas

Mitos Nórdicos

Mitos Egípcios

Mitos Mesopotâmicos

Contos e Lendas Indianas

Mitos Persas

Contos de Fadas Clássicos

Contos de Fadas da Grã-Bretanha