TO BE (EVERYTHING) WHAT ONE CAN BE

AXIOMS OF ARISTOTLE

Por CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Código do livro: 136577

Categorias

Filosofia, Desenvolvimento Humano, Educação, Adultos E Educação Continuada, Filosofia E Aspectos Sociais, Ocidental

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Sinopse

“To be (everything) what one can be" translates into the development of humanization and/or intellectual autonomy, these being based, among other things, on the individual's capacity to be, collective and individual:

1- Politically participative;

2- Socially equitable;

3- Morally and ethically reflective;

4- Aesthetically creative;

5. Culturally tolerant and respectful of differences;

6- Socio-environmentally responsible;

7- Economic and socially self-sustaining;

8- Intellectually autonomous, emancipated and/or capable of learning to learn.

9- Cultural and politically cosmopolitan, that is, capable of becoming a citizen of the world, developing in itself a planetary citizenship.

"To be (everything) what one can be", in this sense, is to be able to exercise the reflective and rational capacity that every "being" naturally brings in itself, being this directed to the development of its creative potentiality and evaluative not only for the break , but also, as Nietzsche would say, for the creation of new values.

If for Nietzsche man must be overcome, this overcoming cannot happen when the forms of knowledge – instituted by man, whatever they are – become dogmatic, orthodox, paradigmatic and crystallize as the only so-called "sources of truth ".

"To be (all) what one can be" within this context is to have in it a light spirit, capable of transcending and transiting through all the so-called ways of knowing, seeking to establish dialogues between them. It is "to be" knowing that being "complete and finished, finalized", when it exists, is not humanized, but predetermined, Mediocrized. That is, being (all) what you can be is:

1- Being able to be, as a social being and political animal (Aristotle), being rational and / or reflective; this is:

2- To be actively participating, individually or collectively, in the directions of the polis.

Características

ISBN 978-1480203303
Número de páginas 101
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

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Fale com o autor

CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

ATSOC EDITIONS - EDITORA (Para serviços de revisão, diagramação, leitura crítica, ISBN, impressão, etc. Contato: clebersonuerj@gmail.com)

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Comentários

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1 comentários
Sidnei Ismail
Sexta | 19.12.2014 às 05h12
parabéns pelo livro