TOPOGRAFIA

Curso Básico

Por Paulo Mota

Engenharia, Ciências Da Terra, Ciências Aplicadas, Engenharia E Tecnologia, Educação, Ciência

Esta página foi vista 590 vezes desde 11/07/2023

O livro é um apanhado de materiais de aulas teóricas, práticas e experiências profissionais para determinação de áreas e relevos. Encontra-se organizado em generalidades, equipamentos (variando dos mais antigos aos mais modernos), planimetria, altimetria e produtos topográficos. Além destes assuntos principais também é discutido e apresentado o uso de sistemas de coordenadas, softwares, cartografia e aplicações da topografia para cálculos de volumes utilizados em serviços de terraplenagem.

Edição 1 (2023)

Paulo Mota

Graduado em Geologia e Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O autor já realizou levantamentos geológicos no norte do Estado de Roraima, norte e sul do Estado do Amazonas. Trabalhou também com avaliação de área para recursos minerais, geoquímica, petrografia, sedimentologia, perfilagem de poços de petróleo e poços para água. Na área de geotecnia acompanhou escavação e instalação de estacas para fundação de ponte estaiada, além de trabalhos de sondagem SPT para caracterização de solo. Na área acadêmica ministrou aulas de Geologia Econômica, Mecânica dos Solos, Geoprocessamento, Topografia e Geologia do Petróleo.