UM INSTRUMENTO DE ESCOVAÇÃO ORAL DE FÁCIL ACESSO ECONÔMICO

Contribuindo com programas educativos em saúde bucal

Por Fábio Donizete Turessi

Esta página foi vista 4652 vezes desde 17/05/2012

O aprofundamento do conceito de saúde e evidências científicas que extrapolam as consequências localizadas das doenças da cavidade oral, mudou, ou deveria mudar, o modo de atuação do odontólogo que ainda se limita a intervenções curativas pontuais.

A prevalência de doenças inflamatórias (como as gengivais) é maior em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, onde a saúde bucal ainda não inclui a população de forma

satisfatória.

A associação da inflamação crônica de estruturas periodontais (gengivais) com a doença aterosclerótica vascular, por exemplo, predispõe os pacientes ao aumento do risco de eventos cardiovasculares responsáveis pela maioria de óbitos na população adulta.

Um dos fatores que assume especial atenção na prevenção, proteção e recuperação da saúde bucal diz respeito aos

cuidados diários, entretanto, dentre os principais obstáculos à criação e à manutenção dessas práticas, duas se destacam: a educação para a saúde e o

custo proporcionalmente elevado de utensílios eficazes e eficientes para a higiene oral.

Uma escova dental de custo mais reduzido, aliada a programas educativos especificamente desenhados, pode contribuir para a melhoria da atenção básica à saúde bucal de nossa população.

Edição 1 (2012)
Acabamento Capa dura