Uma questão entre psicanálise e educação

Sobre a causa do fracasso escolar

Por Edilson Ribeiro

Educação de Filhos, Educação

Esta página foi vista 276 vezes desde 19/08/2023

Neste livro o autor analisa as taxas de evasão em escolas públicas de ensino fundamental. Esta revisão de literatura enfoca a evasão escolar, um dos problemas mais graves e difíceis do sistema escolar brasileiro. Altas taxas de abandono foram documentadas por pelo menos 60 anos, e as coisas não mudaram muito. As medidas para prevenir a evasão escolar ainda são insuficientes e requerem o engajamento de governos, educadores e sociedade civil em geral. Compreender por que o "fracasso" ocorre é fundamental para que possamos identificar especificamente quando e em que circunstâncias as escolas apresentam resultados ruins, em vez de analisá-los de forma abstrata. As crianças não são as únicas responsáveis pelo fracasso escolar; há muitos fatores que podem fazer com que uma criança tenha dificuldades na escola. A grande maioria das pessoas que frequentam escolas públicas tem condições materiais de vida muito precárias. Desnutrição, falta de motivação e trabalho infantil são alguns dos fatores que os impedem de ir à escola. Na verdade, é um sintoma de uma sociedade muito desigual, como mostra a análise dos papéis das escolas, alunos e professores. As escolas desempenham um papel importante na socialização do conhecimento e na formação das atitudes necessárias para criar uma ordem social em que todos possam exercer plenamente os seus direitos de cidadania. A definição, compreensão e diagnóstico da exclusão escolar são elementos fundamentais para a sua superação.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha