UNIVERSIDADE E INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Por João Álcimo Viana Lima

Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 1019 vezes desde 19/06/2020

O debate em torno da universidade pública e da interiorização universitária está presente neste livro, que foi estruturado a partir de onze discursos proferidos pelo Autor no âmbito de sua vivência acadêmica.

Dez dos discursos estão situados entre 2000 e 2009 e o último foi proferido em 2019, tendo como locus a Universidade Estadual do Ceará (UECE), da qual o Autor é docente desde o ano de 1995. Como microespaço integrado a contextos maiores, o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), vinculado à UECE, foi a principal tribuna para a abordagem das questões suscitadas pelo livro.

As temáticas abordadas, cuja intencionalidade foi motivada pela prática, têm na Universidade, enquanto instituição histórica e estratégica, a grande referência para as abordagens que a ela estão associadas ou que dela derivam. Nesse sentido, os discursos trazem à tona e ao debate, questões como: princípios universitários; gênese institucional; relação universidade e sociedade; universidade brasileira, sob os perfis estruturador, acomodador e provocador da gestão; retração do financiamento público e expansão das instituições privadas de ensino superior; autonomia universitária; papel da universidade na formação de professores e na preservação e valorização da identidade local; interiorização universitária e sua função no desenvolvimento microrregional; e a UECE e o CECITEC, com suas nuances históricas e várias dimensões.

ISBN 978-65-000-4349-5
Edição 2 (2020)