Viaje Comigo Pelo Brasil e Pelo Mundo

Por Edna Cardozo Dias

Turismo, Entretenimento

Esta página foi vista 350 vezes desde 14/07/2021

Neste livro a advogada Edna Cardozo Dias nos leva a percorrer os cinco continentes da Terra. De maneira leve nos faz mergulhar na cultura, na história, no passado e no presente narrando todo encanto da diversidade das raças e lugares. Das águas do Nilo, via láctea terrestre, às aguas sagradas do Ganges, que flui dos cabelos do deus Shiva. Das areias douradas do deserto do Saara ao deserto de Gobi, na Mongólia, onde diz a lenda que os seres de luz descem à Terra para celebrar o Festival de Wesak na lua cheia de touro. Das Cordilheiras geladas dos Himalaias às Cordilheira dos Andes, polos positivo e negativo da Terra, a energia que une o masculino ao feminino, fundidas no amor que tudo cria. Da rota dos incas e dos maias até os glaciares da Patagônia. Da s aguas quentes da Lagoa Azul da Islândia às aguas geladas do Lago Baikal na região montanhosa russa da Sibéria. Das ilhas, praias, florestas e vulcões às grandes capitais do mundo. Atravessando a Europa, Américas, Ásia, África e Oceania nos leva a visitar as maravilhas modernas eleitas na internete (2007), por iniciativa da New Open World Corporation, como as muralhas da China, Petra, Machu Pichu, Coliseu, Taj Mahal e a única maravilha antiga sobrevivente, as pirâmides do Egito. Viajar é como abrir uma janela para a felicidade e quem experimenta esse deslumbramento descobre que a Terra é o próprio paraíso, e quem está vivo não precisa desejar nenhuma outra graça.

Edição 1 (2021)

Edna Cardozo Dias

Edna Cardozo Dias é uma advogada brasileira com especialização em Direito Público, Ambiental e Animal.

Bacharel em Direito pela PUC - Faculdade Mineira de Direito - Belo Horizonte.

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Primeira tese no Brasil, na área do Direito, sobre direito dos animais- 2000).

Especializada em Criminologia pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais - Belo Horizonte.

Pós graduada em Direito Público pela Fundação Educacional Monsenhor Messias, Faculdade de Direito de Sete Lagoas – MG

É autora da primeira tese de doutorado sobre direito dos animais no Brasil, defendida junto à Faculdade de Direito da UFMG, intitulada “A tutela jurídica dos animais” (1ª edição 2000, 2ª edição atualizada 2018), levando ao mundo acadêmico a primeira semente para a formação de uma teoria dos direitos dos animais.

Foi também a primeira a primeira jurista a lecionar no Brasil a disciplina sobre Direito dos animais, junto à PUC/MG, em 2001.

Foi a primeira coordenadora de Defesa dos Animais, no município de Belo Horizonte, em 2016.

Autora dos livros ”SOS ANIMAL” (1983 - Esgotado), “O Liberticídio dos Animais” (1997) e “Crimes Ambientais” (1998 - Esgotado), “A tutela jurídica dos animais” (1ª edição 2000 -, 2ª edição 2018, Editora Amazon.com), e “Manual de Direito Ambiental” (2003 - Esgotado) Editora Mandamentos – BH). Direito Ambiental no Estado Democrático de Direito, Editor Fórum (2013).

Foi conselheira seccional da OAB/MG (2013-2015 – 2016/2018).

Presidente fundadora da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB/MG – (2013/2018), Presidente fundadora da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/MG. (2006/2013). Membro suplente do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, representante das ONGs da região sudeste, por um mandato. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Minas Gerais (1993/1994 e 2001/2003). Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica em 2001. Membro da Comissão Extraordinária de Defesa e dos Direitos dos Animais do Conselho Federal da OAB (2015 e mandato 2019/ 2021).

Presidente fundadora da Liga de Prevenção da Crueldade contra o Animal (1983/2016), Vice-Presidente para as Américas da Organisation Internacionale pour la Protection des Animaux, com sede na Suíça. Presidente do Instituto Abolicionista Animal – IAA (2016-2018)

Deu início à campanha que redundou na criminalização dos maus tratos aos animais em 1984, o que culminou no artigo 32 da Lei 9.605/1998. Atuou na aprovação do capítulo do meio ambiente da Constituição Federal de 1988 e foi a representante das ONGs de proteção aos animais na audiência pública realizada em 05/06/1988 na Câmara dos Deputados, em que foi entregue o capítulo do meio ambiente ao Senador relator. Vem trabalhando para alterar o Código Civil brasileiro a fim de mudar o status jurídico dos animais, para que deixem de ser “coisas”.