Diário de Cuba

um pouco sobre a educação cubana

Por José Luiz de Paiva Bello

Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Turismo

Esta página foi vista 12387 vezes desde 05/01/2011

Diário de Cuba é o registro da viagem do autor à ilha de Cuba, para participar do Congresso Pedagogia 2001, Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos.

Como pedagogo, descreve não só as suas percepções sobre as questões relacionadas à educação, como também detalhes pessoais por que passou na sua estada em Havana. Visitou escolas, participou de conferências e conversou com o povo cubano. Diário de Cuba, ao mesmo tempo em que deixa importantes registros sobre a educação cubana, não deixa de ser também um “diário de viagem”.

Edição 1 (2010)

José Luiz de Paiva Bello

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula. Trabalha em Educação desde 1972 quando fez um curso sobre Educação Montessoriana na Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas. Começou sua vida profissional como professor de classe de uma turma de crianças de 2 a 3 anos e meio, no Colégio Constructor Sui, de orientação montessoriana. É provável que tenha sido o primeiro homem no Brasil a trabalhar como professor na Educação Infantil no ano de 1972. Após trabalhar em outras escolas montessorianas, abriu a sua própria, em sociedade com um colega, que teve o nome de Ogá Mitá, casa da criança em linguagem indígena tupi-guarani. Insatisfeito com os rumos da escola foi trabalhar na Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor - FUNABEM. Lá trabalhou como Supervisor de Projetos e depois com meninos e meninas que perambulavam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro em busca da sua sobrevivência. Depois, esteve envolvido com educação rural numa Secretaria de Estado e daí, juntamente com uma colega pedagoga, iniciou a abertura do Instituto de Pedagogia e Psicologia Genética - IPPG, que não vingou devido a grave crise financeira da época e os planos de governo para solucioná-la. Foi aprovado por duas vezes no concurso de seleção para o Mestrado em Educação do Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, não podendo concluí-los por questões profissionais. É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Pedagógico, da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo apresentado a Dissertação de Mestrado “Lauro de Oliveira Lima: um educador brasileiro”. Foi professor da Faculdade de Economia de Vitória, mantida pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, na cidade de Vitória. Em Vila Velha, dirigiu, em caráter de intervenção, a Escola João dos Santos Neves, também da rede CNEC. Foi também professor substituto do Centro Pedagógico, da Universidade Federal do Espírito Santo, lotado na Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo, nas cidades de São Mateus e Nova Venécia. Foi professor substituto da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por dois semestres. Foi também professor da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Santa Úrsula, além de professor da Universidade Veiga de Almeida, na cidade do Rio de Janeiro. Mantém e coordena o site Pedagogia em Foco desde 1998. É escritor, autor de quinze livros e artigos em seu site.

Pedagogia em Foco: www.pedagogiaemfoco.pro.br