Widjaja

Por Bernardino Coelho da Silva

Não Ficção, Crimes Verídicos

Esta página foi vista 833 vezes desde 27/02/2021

Depois de mais de dois anos de duração, a arbitragem conduzida no âmbito da Câmara Arbitral Internacional (ICC) decidiu que a Eldorado Brasil Celulose, empresa do grupo J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, deveria ter 100% de seu controle acionário vendido por 15 bilhões de reais para o grupo indonésio Paper Excellence, representado no Brasil pela CA Investment (Brazil) S.A. A arbitragem foi necessária depois de um impasse comercial entre as partes, depois da J&F ter transferido mais de 49% do capital para a Paper Excellence e os irmãos Batista terem encerrado o contrato de venda ao final de um ano de vigência. O negócio foi judicializado depois que as partes desentenderam, de forma irreconciliável e, ao final do processo arbitral, o trio de árbitros entendeu que o negócio deveria ser concluídos nos mesmos termos acordados em 2018. Com certeza, a J&F ficou no prejuízo, pois houve uma valorização enorme do dólar neste período, o que impacta diretamente no preço de venda da celulose no mercado internacional. Mas, contratos é para serem cumpridos (pacta sunt servanda),

A obra, além de detalhar esta negociação e seu desfecho, também vai a fundo nas transações que levaram os irmãos Batista a construírem esta grandiosa fábrica de celulose na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, com todas as negociatas feitas com s fundos de pensão Petros e Funcef, com o BNDES, a CEF e o FI FGTS, para alavancar o capital necessário para construção e colocação em operação da Eldorado Brasil Celulose, com propina paga a diversos agentes públicos e políticos, sem o que os Batista não teriam como empreender neste ramo, Fomos também conhecer o perfil empresário da família Widjaja e o que encontramos foi um mar de lama, com um histórico de crimes ambientais, default de 14 bilhões de dólares no mercado internacional, pagamento de propinas para políticos e agentes públicos, conchavos com governantes, o que nos leva a crer que o Brasil pode ter importado um grande problema empresarial, que contou com o apoio da família Bolsonaro. Leia os detalhes dos muitos crimes praticados por ambos os contendores desta disputa e faça juízo sobre o que nos espera o futuro.

ISBN 978-65-001-2526-9
Edição 1 (2021)

Bernardino Coelho da Silva

Bernardino Coelho da Silva, 68 anos, natural de Tumiritinga (MG), formado em Direito, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios pela FEAD/BH. Atualmente, cursa graduação em Gastronomia na Unicesumar. Atua como escritor e pesquisador.