Equídeos

Da pré-história às áreas urbanas do século XXI

Por João Felix Vieira

Animais, Educação, Natureza, Cavalos, Direitos Dos Animais, Mamíferos

Esta página foi vista 9938 vezes desde 19/04/2012

Reforçado por suas qualidades naturais, o interesse do homem pelos equídeos, demonstra que em sua evolução, no inicio, houve um paralelo com a agricultura.

A domesticação de bois, carneiros, cabras e porcos, ocorreram por função como fonte de alimento e agasalho; os equídeos pela função de transporte e serviços de carga.

A evolução dos equídeos é um ramo bastante diversificado, que está amplamente descrito e ilustrado nos livros e textos de Biologia e de História. No entanto, por vezes não mostra a realidade social do conjunto (animal e o homem) nos dias atuais.

O comportamento de diversos grupos étnicos, desde o princípio dos tempos, descrevem o homem e seus animais, nas batalhas com os cavalos; com os jumentos e muares transportando das mais variadas cargas.

O resgate da ética e do convívio social em uma sociedade, que embora conte com o avanço científico e tecnológico do mundo contemporâneo, ainda necessita dos serviços de animais.

A importância econômica dos equídeos, não é desprezível para o desenvolvimento do país, mesmo em pleno século XXI, com todas as suas tecnologias. Sendo preciso que sua importância seja vista e revista, pois, no lombo desses magníficos animais a economia do país, caminha a passos firmes como é de suas características.

Com as ilustrações contidas e resumo da taxinomia o livro: Equídeos – Da Pré-História as áreas urbanas do século XXI, pode-se avaliar a importância econômica dos animais de cargas dentro da realidade social no Brasil.

Edição 1 (2012)

João Felix Vieira

João Felix Vieira, nascido em 24 de junho de 1959 na Cidade do Rio de Janeiro. Funcionário Público na Prefeitura da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Técnico em Agropecuária, formado no CTUR - Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estudante de Zootecnia na FAGRAM/RJ.

Editor do site Agropecuária e Agroecologia, blog de interesses de pesquisas estudantil nas áreas: agrícola, agroecologia, meio ambiente e agropecuária.