Menos pobreza na Terra, mais alegria no Céu

Por Pieter Johannes Maria de Jong

Biografia e Testemunho, Desenvolvimento Humano, Vida Cristã, Organizações E Instituições

Esta página foi vista 4601 vezes desde 10/05/2015

A “Anuepo – Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza” é uma pequenina Organização Não Governamental que, com mais de uma década de existência, há oito anos já é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública.

Atuando no Município de Cotia, na Grande São Paulo, e nos Municípios vizinhos de Carapicuíba e de Embu das Artes, trabalha por famílias pobres e extremamente pobres, aquele estrato da população que já foi chamado de “pobreza invisível”: gente que tem menos de R$2 reais por dia para sobreviver.

Para estas famílias, a Anuepo provê o que é mais fundamental para a pessoa humana: comida, mas também as apoia na gradual saída da situação de alto risco pessoal e social em que vivem, por meio de programas de valorização pessoal e de capacitação em profissões de baixa especialização.

Seu fundador, Pieter de Jong, holandês de nascimento e brasileiro de adoção, viveu uma vida conventual por quase 20 anos, primeiro na Europa e, depois, no Nordeste brasileiro.

Vindo para Cotia no início dos anos 70, aos poucos passou a ser amplamente conhecido na região como o “seu Pieter”, levando comida aos lares pobres e propiciando conforto caritativo aos que mais precisavam e nada tinham.

Aos poucos, congregou pessoas de boa-vontade que o auxiliaram a expressar a caridade cristã para cada vez mais necessitados: por ele já passaram três mil famílias e ao menos 20.000 pessoas atendidas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Hoje, aos 91 anos de idade, ainda dirige diariamente para, como ele mesmo diz, “enfrentar a pobreza onde ela se faz miséria: no próprio lar dos pobres, em favelas e bairros muito pobres, gente que por vezes anda mais de uma hora a pé para poder retirar alguns quilos de mantimentos, toda semana”,

Este livro conta, sob forma de emocionante relato histórico, uma vida inteira dedicada a servir ao próximo, tendo início em uma cidadezinha no Sul da Holanda, passando pelas agruras da Segunda Guerra Mundial e coroando-se nas franjas da Grande São Paulo.

Além disso, este livro serve para auxiliar os pobres e muito pobres da região em que a Anuepo trabalha, pois um terço do preço de venda será revertido para suas obras assistenciais.

Conheça esta linda e amorosa história e ajude quem precise: muitos ganharão com isso, inclusive você!

Edição 1 (2015)

Publicações relacionadas