A Categoria Bloco Histórico em Antonio Gramsci

Apontamentos, Estudos e Reflexões

Por Luis Fernando Minasi et al.

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 3836 vezes desde 07/11/2012

A produção textual advinda das discussões fomentadas no grupo Pão, Manteiga e Marx – Café de Sábado foi organizada na forma de artigos, e ora publicada com o objetivo de suscitar novas discussões – dentro e fora do grupo – sobre o pensamento de Gramsci, de modo geral, e de suas contribuições para a compreensão do momento histórico em que vivemos, onde o modo de produção capitalista dá sinais de ter alcançado seus limites estruturais.

Com fins meramente didáticos, a obra foi dividida em três partes, que agrupam textos que buscam certa linearidade no desenvolvimento da compreensão sobre a categoria Bloco Histórico e suas interconexões.

A primeira parte aborda a categoria Bloco Histórico por um viés conceitual, aclarando os aspectos principais do pensamento de Gramsci, o movimento essencial do bloco histórico, seu modo geral de reprodução e a forma particular de sua articulação no modo de produção capitalista. A segunda parte aprofunda-se no pensamento de Gramsci ao abordar a categoria de Hegemonia e a função social dos intelectuais na direção do bloco histórico. A terceira e última parte do livro procura dialogar com Gramsci à luz dos acontecimentos que vêm permeando nossa sociedade neste início de século, sobretudo em face da crise estrutural do modo de produção capitalista, que vem produzindo a degradação da humanidade e da natureza em escala planetária.

ISBN 978-85-912855-1-8
Edição 1 (2012)