A elite de Santa Cruz do Sul

Internacionalização da economia fumageira (1966-1976)

Por Andrius Estevam Noronha

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 4104 vezes desde 05/01/2011

Esse livro tem como objetivo analisar o papel da elite de Santa Cruz do Sul no contexto de internacionalização da economia fumageira. O recorte do espaço temporal compreende os anos de 1966 até 1976. Nesse período foram instaladas empresas do ramo fumageiro de capital estrangeiro reconhecidos pela elite local como “firmas vindas de fora”. A análise da ação política desse segmento, dentro de uma perspectiva histórica, contribui para a compreensão do desenvolvimento regional, nomeadamente o de Santa Cruz do Sul no período proposto. Esta análise procura entender as estratégias políticas que ajudaram a elite local a fortalecer as instituições que, concomitantemente, garantiram a manutenção de seu poder político e permitiram o desenvolvimento de uma nova agenda político-econômica voltada ao capital internacional. Nesse caso, a análise focará a atuação da elite de Santa Cruz do Sul em instituições como a Associação Comercial e Industrial (ACI), o Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo), a Festa Nacional do Fumo (Fenaf), a Associação dos fumicultores do Brasil (Afubra) e o Jornal Gazeta do Sul.

ISBN 978-85-911133-1-6
Edição 1 (2010)

Andrius Estevam Noronha

Andrius Estevam Noronha é Graduado em Licenciatura Plena em Estudos Sociais - História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma universidade; Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/andrius