A imprensa na cidade que mais cresceu no Brasil

A história recente de Rio das Ostras revisitada em matérias jornalísticas produzidas entre 2005 e 2007

Por Leonor Pelliccione Bianchi

Código do livro: 151989

Ciências Humanas E Sociais, Economia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 4829 vezes desde 25/09/2013

Os últimos oito anos da vida sociopolítica e cultural de Rio das Ostras - cidade que mais cresceu no Brasil na última década - são contados neste livro através de 120 matérias jornalísticas escritas durante 2005 e 2007 para o Jornal Primeira Hora, Região dos Lagos (RJ), pela jornalista Leonor Bianchi.

O cotidiano da cidade é apresentado em diversos momentos que revelam como a gestão pública local dispensou atenção e investimentos (ou deixou de dispensar) aos mais importantes setores da administração.

O livro desvela, ainda, a poesia que habita a ‘pérola perdida entre a serra e o mar’ através de sua paisagem natural, sua pré-história e das tradições e renovações dos signos identitários atualizados ano a ano pelo povo do lugar através do culto a Nossa Senhora da Conceição - padroeira de Rio das Ostras -, e da Festa de São Pedro da comunidade tradicional de pescadores da Boca da Barra.

A obra possibilita àqueles que não conhecem a história de Rio das Ostras, aos novos moradores e aos mais antigos também, a aproximação com o passado recente da cidade contado em matérias jornalísticas feitas para diferentes editorias.

A obra ajuda a construir um perfil da sociedade riostrense e da política local através do relato jornalístico sobre os principais fatos ocorridos nos últimos oito anos, na cidade que mais cresce no Brasil.

Edição 1 (2013)

Leonor Pelliccione Bianchi