A menina da Bicicleta

Por Carlos A. Brandão

Filosofia E Aspectos Sociais, Jovens e Adolescentes, Educação de Filhos, Desenvolvimento Humano

Esta página foi vista 2095 vezes desde 08/06/2022

O autor humaniza, não romantiza a pobreza. Existe uma grande distância entre essas duas visões. Romantizar a pobreza, característica hegemônica em nossas telenovelas, traz em si o ranço de uma visão nobiliárquica, fruto de uma sociedade estratificada, onde é confortável se apiedar dos menos favorecidos. O que Carlos Alberto Brandão faz é retratar a pobreza com tintas exatas. Nem exageradas, nem amenas demais. As tintas do humanismo cristão, que resgata uma cosmovisão presente na mensagem expressa em Mateus, 6. Cada personagem é retratado nos seus pequenos dramas cotidianos, seus medos, sonhos e amores.

O cenário que resulta desse delicado trabalho de tecelão ao qual o autor se dispôs, é vibrante, belo, trágico.

Assunta, a protagonista, parece saída de uma das tragédias de Ésquilo ou Sófocles, reúne em si diferentes forças que, apesar de opostas, nela se complementam, a força e a fragilidade. Do mesmo modo, seus pais, Manuel e Imaculada, são, emprestando as palavras de Nietzsche, humanos, demasiadamente humanos.

Essa é a uma história para se ler num só fôlego e depois retornar em cada um dos seus parágrafos, páginas, capítulos, para dialogar com intimidade com seus personagens tão ricos e revisitar as nuances do quadro social, ricamente retratado pelo autor.

ISBN 978-65-5392-477-2
Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Carlos A. Brandão

Nascido em Anápolis-GO., de família simples e humilde, formada por quatro irmãos e duas irmãs, dos quatro irmãos, eu e meu irmão Carlos Henrique - gêmeos. Com sacrifícios e trabalho, todos estudados e formados em curso superior. Sentimos, hoje, fortemente a ausência de nosso pai (+), minha referência intelectual e, com minha mãe, minha referência de vida.

Há quase 30 anos, vivendo no estado do Tocantins. Primeiramente, em Palmas; com o casamento, construímos uma família com um casal de filhos; e duas filhas residentes em Brasília - DF. Com formação em História, Filosofia administrei aulas em escolas municipais. Passado o tempo, mudamos para a cidade de Paraíso do Tocantins. Ainda, adolescente, escrevia poesias e poemas, o que mais tarde, me levou experimentar narrativas fantásticas de heróis e ante heróis. Durante anos, em algum lugar em mim, ficou esquecido as narrativas, poemas, poesias.... Hoje, após trabalhar nas faculdades de Ciências e Letras e na Faculdade de Direito com Filosofia, Sociologia da Educação e do Direito, Antropologia Cultural e do Direito, leciono para jovens do Ensino Médio História e Geografia, e os acompanho nos Itinerários historiográficos e geográficos.

Voltei aos meus escritos, está aí, meu primeiro livro: A menina da bicicleta; narrativa com apelos sociais procurando entender a complexidade das desigualdades provocadas pela sociedade moderna. Bom para ler, e bom para refletir.

Publicações relacionadas