A MITOLOGIA NÓRDICA COMO MEDIADORA DO ENSINO DE HISTÓRIA:

A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS SOBRE OS VIKINGS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2017-2020 E SUAS POSSIBILIDADES DE ENTENDER O “OUTRO”

Por Márcia Gutierrez

Medieval, Folclore E Mitologia, Europa, Geografia E Historia, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 306 vezes desde 22/06/2022
Coloração

Este trabalho visa mostrar os aspectos das sociedades vikings e sua participação no contexto social, político e econômico do período medieval em contrapartida com as análises que são feita dos mesmos em produções didáticas do ensino básico, cujo o propósito é alertar os produtores de conteúdo destes materiais, sobre os problemas que vem ocorrendo com a parte do conteúdo que se refere aos vikings. E divulgar os meus estudos á cerca dos mesmos como contribuição para o meio acadêmico e cientifico e também para ajudar os alunos e profissionais do ensino básico a compreender melhor sobre esse tema, além de mostrar a sua importância para a historiografia. Ao final encontram-se três artigos de autoria própria, publicados no site História Medieval, no ano de 2021, que relacionam algumas questões contemporâneas aos mitos nórdicos.

ISBN 978-65-5392-437-6
Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Márcia Gutierrez

Graduada em História pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2020); Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia-UNAMA (2023); Pesquisadora na área de Escandinavística, tem experiência na área de História, com ênfase na Cultura Nórdica da Era Viking; Também desenvolve trabalhos nas áreas de Música e Ilustração.