A ordem das razões e a desconstrução

Formas de pensar a história da filosofia

Por Ronaldo Manzi

Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Epistemologia, Filosofia / Religião

Esta página foi vista 816 vezes desde 14/09/2019

Em meio a uma produção já eloquente este livro do Ronaldo é em especial precioso na medida em que é em si um exercício de rigor para além do chamamento quase intransponível de relacionar rigor com tradição e que tão frequentemente resulta em um obscurecimento conservador que apenas repete entendimentos. Vale lembrar: Freud percebeu como a repetição pode ser sintoma! Aqui não encontro repetição e sim excitação para pensar por mim sobre novas maneiras de olhar e ver!

Considero este texto uma exemplificação e ao mesmo tempo uma fundamentação de um encontro pessoal e unívoco entre cada leitor, cada leitura com um pensador e seu pensar. Uma reflexão guia, que pode orientar como acessar o pensamento de grandes autores sem ter que necessariamente aderir a este ou aquele autor ou a esta ou aquela doutrina.

(Helgis Torres Cristófaro)

ISBN 978-65-900-5171-4
Edição 1 (2019)
Tipo de papel Polen

Ronaldo Manzi

Graduado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG, 2004) e formado em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, 2012). Possui mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN, 2013) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP, 2017) e em Psicologia Social (USP, 2019). Publicou os livros: Quand les corps s’envahissent – Merleau-Ponty face à la psychanalyse (EUE, 2018); Memória, ato performativo e patologia do social – de permeio com a filosofia, a psicanálise e a literatura (Kotter, 2019); Complexo de Édipo em Freud e Lacan – Uma introdução à fobia do pequeno Hans (Via Lettera, 2019); Exemplos, exceções, metáforas... – Um estudo epistemológico da psicanálise (Clube de Autores, 2019). Co-organizou os livros A filosofia após Freud (Humanitas, 2008) e Paisagens da Fenomenologia francesa (UFPR, 2011). Publicou artigos em periódicos especializados, além de diversas traduções de artigos e revisões de livros. Atua principalmente nas áreas da Fenomenologia francesa, Psicanálise e da Epistemologia da Psicanálise. Participa do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (USP). É membro da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Artista plástico.