A Pedagogia Social e o Processo da Construção Educacional do Homem Escadense

Por Taylaine Moura de Oliveira

Trabalho Social, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 29 vezes desde 26/08/2024

A Pedagogia Social disseminada pelo mundo a partir das conceituações alemãs em meados de 1850, é analisada por meio deste artigo através da sua influência em meio à sociedade escadense. Reconhecida por meio das ramificações dos arquétipos socioculturais construídos na população, o estudo em questão busca observar como a Academia Escadense de Letras – AELE e as instituições religiosas baseadas na cosmovisão protestante podem fortalecer a educação do homem escadense por meio de ações sociais com finalidades educativas, aliando-se às instituições escolares, para preservar em um sentido de patrimônio os aspectos históricos, antropológicos e sociais que possibilitaram a estruturação da sociedade e educação de Escada. Com isso, a pesquisa de natureza aplicada intenciona contribuir com o objeto de estudo e pelo método exploratório aproximar-se do mesmo. Os procedimentos técnicos dispostos com finalidades de embasamento, foram levantamentos bibliográficos e documentais. Por meio da metodologia etnográfica, foi aplicado uma abordagem qualitativa para análise e interpretação dos discursos obtidos em campo a partir de entrevistas semiestruturadas.

ISBN 978-65-266-2754-9
Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Taylaine Moura de Oliveira

Tendo nascido em 14 de dezembro de 1998 na cidade de Cabo de Santo Agostinho, passei toda a minha infância e adolescência no município de Escada. Lá recebi toda a minha escolarização e fui despertada através dos meus educadores para as questões sociais e o reconhecimento da minha realidade. Cristã, e filha de pais protestantes pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus - IEADPE, atualmente curso licenciatura em Pedagogia e busco contribuir para a educação com ênfase na área da Pedagogia Social.

Pedagogia Social Por Taylaine Moura: https://pedagogiasocialportaylainemoura.blogspot.com/