A Sociedade Contemporânea - Vol. 3

Por Carlos César Ronchi & Nehemias Pinto Bandeira

Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Educação / Administração

Esta página foi vista 1033 vezes desde 17/05/2020

Do ‘Herói-Consumista’ ao Sobrevivente - Ensaios sobre Indivíduos-Consumidores e a Refabricação de Si

Nessa obra, o leitor encontrará ensaios sobre os muitos homens da vida cotidiana. Não são heróis, são apenas e tão-somente gente, de carne e osso. Gente comum, cheias de controvérsias, oscilante em um mundo cheio de imagens. Gente que está vagueando nas esquinas, nas redes, nas empresas, nas famílias, pelo mundo. Que, em nossa tese, não são bem homens, mas mais objetos, manipulados e manipuladores de bens e mensagens da sociedade do consumo. Eis, então, que o nosso homem de carne e osso, hoje, aqui apresentado, pode ser entendido como o ‘homem-objeto’. Ser embalado no consumo e na opulência, contudo defenestrado da chance de se realizar. E assim fica, encolhido e paralisado entre a pressão a se conformar a assim viver e o desejo de ser pressionado. Nos dois livros anteriores, o primeiro A Sociedade Contemporânea: do consumo-tudo à euforia da decepção: ensaios sobre ‘seres solitários’; e o segundo O ambiente da sociedade contemporânea: do mundo-gestão ao hiperfuncionamento quantofrênico: ensaios sobre ‘os seres algoritmos’ apresentamos as teses acerca dos temas sobre nosso mundo contemporâneo e o ambiente.

Seguindo em nosso propósito, expomos, aqui, nestes ensaios, as múltiplas faces do ‘homem-lego’, o hipermoderno. Os homens escondidos dentro do próprio homem, que finge ser ou não ser. Encapsulado no transitório, cego às consequências, então, já se encontra aprisionado a esse ciclo infinito. Tem-se uma incansável, ainda que muitas vezes, inglória, busca de si mesmo que fomenta um senso alucinatório de conquistas. Esse é o homem preso aos seus múltiplos homens. Um sujeito multifacetado. Saturado, camuflado, dessubstancializado, mas eufórico e orgulhoso de si. Pobre alma que vive a se enganar, tão somente, apenas obra do acaso.

ISBN 978-65-500-1111-6
Edição 1 (2020)