Esta pesquisa tem por objetivo analisar como alunos egressos de Curso de Pedagogia veem sua formação docente, sua identidade profissional e sua inserção no mercado de trabalho. Realizada com egressos do curso de Pedagogia de uma faculdade particular do interior do Estado de São Paulo, com formandos do período de 2010 a 2014, adotou como referencial teórico os estudos de Charlot, Marcelo, Vaillant, Tardif e Apple para conceituar e contextualizar formação, identidade, saberes profissionais docentes e inserção no mercado de trabalho, além de contar com a leitura estudiosos do curso de Pedagogia e seus egressos no Brasil, tais como: Delgado, Giovanni, Marin, Pepe, Vieira. Para a coleta dos dados realizou-se um estudo preliminar para definição e localização dos egressos, com recorte temporal de cinco anos, aplicação de questionários on-line e análise documental (Proposta Curricular, Legislação e Projeto Pedagógico do Curso). Os dados obtidos são apresentados em quadros e tabelas, identificando a percepção dos alunos egressos quanto às potencialidades e/ou fragilidades em sua formação, identidade e inserção no mercado de trabalho. Os resultados confirmam que embora haja muitas dificuldades encontradas na formação docente, o curso de Pedagogia contempla, em partes, as necessidades que o egresso encontrará em sua inserção profissional no mercado de trabalho.
ISBN | 978-85-921769-0-7 |
Número de páginas | 125 |
Edição | 1 (2016) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.