ABRAJET - Uma Herança do Jornalismo

Turismo, Entretenimento

Esta página foi vista 197 vezes desde 25/10/2023

A HISTÓRIA RECUPERADA

Este é uma segunda edição do livro ABRAJET- Uma Herança do Jornalismo, dando sequência à história da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, reunindo dados acumulados ao longo de sua história, agora de quase 70 anos desde sua fundação em 1957, quando o turismo ainda engatinhava como importante atividade econômica brasileira. Ou parte considerável deles – a história da terceira mais antiga entidade de jornalistas brasileiros, era reclamada por seus associados. Eles invocavam a ausência de uma memória ou de esforços para que ela fosse protegida e mantida para conhecimento de seus associados. Pedia-se esforços institucionais para que não se perdesse a história de uma entidade não de todo preservada, fato agravado ao adquirir característica mutante na qual tem sua sede periodicamente mudada de cidade, o que poderia contribuir para essa destruição de sua memória.

A falta de um programa de registro de ações que guardassem a história da ABRAJET levou sim a que se perdesse boa parte dessa memória – ou pelo menos das atividades dinâmicas de sua vida, embora se tenha mantido a salvo a história mais institucionalizada, como o registro de atas e alguns atos oficiais, num esforço do jornalista Roque Petrone para manter viva sua memória, onde ficassem as marcas do trabalho que os pioneiros realizaram para um constante aprimoramento do trabalho dos profissionais que tinham e tem no turismo a matéria básica do produto de seu trabalho.

Constata-se essa perca de parte da memória da ABRAJET pelo seu não armazenamento de forma institucionalizada como seria desejável, ao se descobrir que dados valiosos dela foram perdidos ao longo dessas seis décadas, como se pode constatar nas lacunas certamente identificáveis quando se lê este livro com alguma acuidade. Entre essas percas estão a de muitas atas impossíveis de serem reconstituídas, que ajudariam a dirimir dúvidas que certamente são encontradas. Outra perca de grande valor é a inexistência de uma iconografia que poderia tornar este livro visualmente mais atrativo.

Desta forma o lançamento desta HISTÓRIA DA ABRAJET em 2ª Edição atualiza-se desde a 1ª Edição. Isso tem importância fundamental quando ela vive a experiência de seus quase 70 anos de estágio sexagenário. E mostra quão importante foi o trabalho daqueles que, como os atuais sócios, buscam preservar a ética jornalística de quem transforma os fatos que permeiam uma atividade econômica tão importante em informação de interesse da sociedade.

O Autor

Edição 2 (2023)
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g