Alguns desafios da educação

Por José R. N. de Azevedo; Tulio Barbosa (Orgs.)

Habilidade Criativa, Avaliação, Teste E Medição, Pesquisa & Metodologia, Psicologia, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 760 vezes desde 02/11/2021
Coloração
Acabamento

O presente livro está estruturado em quatro capítulos, os quais têm em comum o fato de refletirem sobre a educação em seu sentido mais global.

No primeiro texto, os autores Tulio Barbosa e José Roberto Nunes de Azevedo trazem ao debate um texto publicado originalmente nos Anais do 1º Simpósio Internacional E. P. Thompson, realizado em 2014, que após pequenas alterações passa a ser oferecido nesta obra. Os autores são enfáticos ao destacar que a educação nos países ocidentais capitalistas sempre se voltaram para a ordem, sendo que tudo que desabone as premissas constitutivas da mesma, vinculadas à ética aquisitiva e a moral burguesa, tem sido refutada pelo capitalismo. Amparados nos estudos de Thompson em relação ao papel dos sujeitos e de suas experiências, concluem que a cultura escolar fundamenta-se no processo hierárquico, engessado com direcionamento do próprio Estado e esse vinculado a uma visão de mundo que em grande medida deve-se às classes dominantes. Diante deste quadro, sugerem a construção de um mundo mais fraterno no qual seja valorizado o universo educacional e todos seus participantes a partir de uma leitura de mundo crítica e comprometida com as causas sociais, políticas, culturais e humanas à revelia do dogmatismo econômico marcadamente individualista e apolitizado.

Por sua vez, no segundo texto, inédito, de José R. N. de Azevedo e Ligia Mendes de Oliveira Azevedo, destacam que o brincar faz parte da própria existência humana e contempla todas as dimensões da vida do indivíduo desde a infância, sendo de fundamental importância para a pessoa, haja vista, a troca de experiência, o prazer de conhecer e descobrir-se sem não prescindir da própria percepção da realidade que o cerca no mundo.

No terceiro capítulo, de autoria de Judite Aparecida de Oliveira Stepanaviscius e Karoline Santos Silva, é abordado as relações da Psicopedagogia com a escola pública. Para as autoras, a Psicopedagogia oportuniza a participação de profissionais que auxiliam diretamente a equipe escolar na buscar soluções para uma educação de qualidade e ao alcance de todos, buscando-se romper com o fracasso escolar.

Por fim, o quarto capítulo enfatiza o papel da mulher na sociedade, bem como as desigualdades que a questão de gênero encerram em pleno século XXI, tanto no Brasil como no mundo.

Esperamos que essa obra ofereça novas experiências aos amigos professores e interessados no tema, oportunizando outras vivências!

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Couche 90g

José R. N. de Azevedo; Tulio Barbosa (Orgs.)

Doutor em Geografia. Escritor, editor e pesquisador. Adora ler e escrever. Desde criança faz registros avulsos, textos e resenhas. Têm publicado artigos e livros sobre Geografia e Educação desde 2001. Vem ampliando sua pesquisa para temas relacionados à Educação, Deficiências, Literatura infantojuvenil, Contos e Crônicas.

A leitura e a escrita foram companheiras inseparáveis de sua vida. Na sua juventude teve como obras fundamentais para leitura a Coleção "Vaga-lume" e "Para gostar de ler" com os quais passava várias horas. Já na Universidade teve contato com a Coleção "Os Pensadores" apresentada pelo amigo Tulio Barbosa.

Nos momentos livres gosta de estar sob a companhia de seus pais e tios e desfrutar longas horas na zona rural.

Atualmente, devido algumas limitações de sua saúde frágil, busca nas palavras o significado para a vida e tenta expressar seus sentimentos através das letras.