Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro AMAR CUSTA CARO

DIALÉTICA POÉTICA

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 45,91

Sinopse

Historicamente, em praticamente todos os tempos, dos gregos antigos à presente era pós-moderna, nada ou quase nada teve e/ou tem tido maior valor que a sabedoria e/ou o conhecimento, ainda que, nesses mesmos diferentes tempos e sociedades, devido às diferentes culturas, tenham havido também diferentes ditos tipos de sabedorias e/ou de conhecimentos.

Hoje, entretanto, alvorecer do séc. XXI, segundos as bases da filosofia, a sabedoria e/ou o conhecimento [diferentemente de informação e/ou técnicas (ciência), preceitos místicos (religião), míticos (mitologia), opiniões infundadas (senso comum), etc.], entre outras coisas, frise-se:

1- é aquilo que liberta o homem de todas as prisões (xenofobismo, genocidismo, guerras, violências, ganância, avareza, individualismo, etc.);

2- é aquilo que torna o homem um ser autônomo intelectualmente e crítico dos seus próprio atos;

3- é aquilo que de fato o humaniza;

4- é aquilo que o faz ser capaz de respeitar ou tolerar às diferenças, de coexistir;

5- É aquilo que o faz ser capaz de amar-se e de amar.

Por esta via, pensa-se, não há expressão maior de sabedoria do que aquela de, voluntária e deliberadamente, por meio dela, um ser qualquer fazer-se capaz de:

1- amar ao Criador de todas as coisas (seja lá quem ele for) sobre todas as outras coisas e, na mesma medida, fazer-se também capaz de:

2- amar ao próximo como a si mesmo (incluindo-se aí todos os outros seres).

Fazer-se sábio, assim, não é meramente se encher de informação e, na mesma medida, depois também propagá-las como papagaios ou professores adestradores, e, nem tampouco, dito em nome de deuses, travar batalhas com supostos inimigos e/ou promover guerras ditas santas, mas exatamente o contrário:

Fazer-se sábio é fazer-se capaz de, pela construção de conhecimentos significativos (por meio de estudos e/ou pesquisas), fazer-se também capaz de despir-se de tudo aquilo que nos faz biocidas potenciais, isto é, de tudo aquilo que nos torna desumanos, genocidas e/ou incapazes de amar.

Nesse sentido, se, para fazer-se capaz de amar é preciso sabedoria; e se a sabedoria vale mais do que ouro, mais do que qualquer pedra ou joia preciosa e se nada pode ser comparado ao valor dela, pode-se também afirmar, sem exageros, frise-se, que:

“Embora “sentir” o amor (por ser ele um sentimento) não custe nada a ninguém, por outro lado, “amar”, praticar literalmente esse amor, ou seja, conjugar na vida concreta o verbo amar, custa caro, muito caro.”

Em outras palavras:

1- amar exige sermos capazes de aceitar o outro como ele é, sabendo-se, todavia, por exemplo, que não existe nenhum ser humano que seja psicossocialmente igual ao outro, apesar de todos sermos também iguais, isto é, descendermos de uma mesma árvore genealógica.

1- amar exige que saibamos, na mesma via, que existem várias formas diferentes de amor [amor carnal (paixão); amor fraterno; amor ágape (chamado amor do Criador pelas suas criaturas); amor filial, etc.].

Faz- necessário também dizer que, em todas essas formas de amor, exige-se do amante para com o suposto ser amado, muitas vezes à revelia do seu querer ou vontade, sacrifícios, dispêndio de tempo, energia e/ou custos.

Ou seja, amar custa caro exatamente porque, para ser capaz de amar é preciso, antes, fazer-se sábio, adquirir sabedoria e, como se sabe, como já antes dito mas que aqui também faz-se necessário redizer, “não há nada que valha e/ou que seja mais precioso do que ela”.

Categorias: Literatura Nacional, Filosofia, Poesia
Palavras-chave: contos, crÔnicas, poemas

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 103

Edição: 1(2014)

ISBN: 978-1501079917

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube de Autores foi fundamental para a realização de um sonho antigo meu: a publicação da história de minha família, a partir de uma pesquisa de mais de dez anos. Em breve publicarei meu terceiro livro, outro projeto antigo, e sou muito grato à equipe pelo profissionalismo, excelente atendim..."

Fabio M. Said

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700