Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
APRENDER A APRENDER
Categorias
Filosofia E Aspectos Sociais, Filosofia, Desenvolvimento Humano, Educação
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 30098 vezes desde 18/09/2012
Versão
impressa
R$ 47,27
Valor total:
R$ 47,27
Valor total:
R$ 47,27
Este livro pode estar à venda na:
Sinopse

Na sociedade capitalista em que se vive, como diria Sartre, “tudo é aparência e engano”. Os valores do capital, aos quais ressaltamos o Consumismo, o Individualismo, a Meritocracia e a Mercantilização de todas as coisas, sejam elas materiais e/ou imateriais, têm sido estabelecidos como uma espécie de corolário capitalista de Estado. Ou seja, sistematizados como conteúdo-ético de toda a sociedade, principalmente através das instituições ditas educativas, às quais destacamos direta e sistematicamente a Escola. Destacamos a Escola, exatamente porque:

1- Nela não se ensina a aprender a pensar;

2- Nela não se desenvolve a autonomia intelectual, mas se adestra o pensamento.

Isto é, acreditamos que “cidadão” é aquele que, além de possuir os direitos de cidadania, é também aquele que possui condições intelectuais de poder participar ativamente dos assuntos relativos aos rumos da pólis. Sendo assim, esta obra tem também a finalidade de possibilitar, aos diferentes grupos sociais, o desenvolvimento dos caminhos para a tomada de consciência crítica e, consequentemente, para o desenvolvimento das habilidades e capacidades de se poder “aprender a aprender”, entendida esta como sendo o mesmo que estratégias de ação e resistência contras os processos institucionais de exclusão socioeconômicas dadas a partir da exclusão cultural. Possibilitar o “estranhamento” do óbvio, no que se refere às questões relativas ao sentido de ignorar, descritos por Sócrates; possibilitar o desvelamento do sentido de se “aprender a aprender”, assim como possibilitar o entendimento dos caminhos para a conquista da liberdade para poder pensar, eis a principal finalidade desta obra. Esperamos que ela possa contribuir, nesse sentido, à formação de uma geração menos alienada e descomprometida com as questões sociopolíticas, humanistas, humanitárias, e, portanto, mais consciente, mais humanizada e/ou mais emancipada intelectualmente, transformadora de si e da realidade do mundo desumanizador em que se vive.

O autor

Características
ISBN 978-1479240531
Número de páginas 136
Edição 1 (2012)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]

Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
R$ 34,67
Ebook
R$ 12,05
Impresso
R$ 56,84
Ebook
R$ 23,68
Impresso
R$ 28,65
Ebook
R$ 11,84
Impresso
R$ 36,52
Ebook
R$ 19,00
Impresso
R$ 35,66
Ebook
R$ 19,00
Impresso
R$ 32,84
Ebook
R$ 17,22
Impresso
R$ 103,62
Ebook
R$ 48,43
Comentários
0 comentários