Essa pesquisa tem por finalidade analisar o processo de inclusão na perspectiva da educação inclusiva das crianças deficientes no Sistema Municipal de Educação de Araçatuba/SP, contemplando fatores como matrícula, atendimento, práticas escolares e acompanhamento familiar. Para isso foi utilizada pesquisa de campo através de entrevistas com dez professores do Atendimento Educacional Especial (AEE) que atendem os alunos do Ensino Fundamental I, em período diverso às aulas regulares. Amparou-se em estudos bibliográficos como livros, pesquisas recentes e legislação atual sobre a inclusão na perspectiva da educação inclusiva. Como resultado, este estudo considerou a conscientização de educadores e familiares para a necessidade de inserção e permanência do deficiente no âmbito escolar público e, ao mesmo tempo, identificou que a criança, diante da diversidade de situações, desenvolve novas habilidades, autoconfiança e auto-estima promovendo, ainda, maior solidariedade no ambiente escolar. A escola inclusiva tem como princípio fundamental que todas as crianças devem aprender coletivamente, não importando quais as dificuldades ou diferenças que possam existir entre elas. Assim, esta escola necessita conhecer e responder as diferentes necessidades de cada indivíduo, bem como a diversos ritmos e estilos de aprendizagem de forma a promover uma educação com qualidade para todos.
Número de páginas | 18 |
Edição | 1 (2022) |
Idioma | Português |
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