As Novas Tecnologias e as Cidades

Por Alessandro Ferreira de Santiago

Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Pesquisa

Esta página foi vista 4411 vezes desde 13/02/2013

A forma como as cidades absorvem as novas tecnologias e suas influências nas relações humanas foram e tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores, que podem ser classificados em dois grupos principais, otimistas e pessimistas, separados basicamente entre uma visão entusiasmada e positiva da influência das novas tecnologias na sociedade e da visão crítica e negativa que percebem, principalmente, sobre o seu efeito nas relações humanas.

O objetivo deste estudo é contextualizar essas linhas de pensamento e identificar alguns dos seus representantes, identificar reflexões sobre como as cidades estão sendo organizadas a partir do desenvolvimento destas novas tecnologias, conhecer o conceito das redes sociais e sua relação com as cidades e suas consequências nas relações humanas, em especial com o sentimento de solidão, dentro de uma perspectiva teórica, baseada na deficiência de relacionamentos emocionais e sociais.

ISBN 978-85-915520-0-9
Edição 1 (2011)
Tipo de papel Couche 150g

Alessandro Ferreira de Santiago

Produtor Multimídia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com MBA em Desenvolvimento Executivo pela Fundação Instituto de Admnistração (FIA) com experiência na área de Comunicação, ênfase na produção áudio visual, atuando principalmente nas áreas de documentários e vídeos institucionais. Diretor Comercial de empresas multinacionais na área de consultoria e atuou durante 20 anos como Consultor Sênior em melhoria de processos, gestão da qualidade, meio ambiente e sustentabilidade. Possui especialização em mercado de carbono e inventário de gases de efeito estufa e certificado auditor líder em Sistema de Gestão da Qualidade. Atualmente é Sócio Diretor do Grupo NBS, empresa de consultoria em gestão empresarial e Diretor de Arte do Studio43BR.