Atendimentos Educacionais em Ambientes Hospitalares: Estudos Fenomenológicos

Por Hiran Pinel, Herberth G. Ferreira, Rodrigo Bravin

Pesquisa & Metodologia, Morte & Morrer, Psicologia, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 406 vezes desde 07/03/2023

Este livro, intitulado “Atendimentos Educacionais em Ambientes Hospitalares”, emergiu do nosso Grupo [de estudos e pesquisas] de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão - Grufei, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES.

Esse produto conta com três organizadores, é um livro que contém 12 capítulos. Os capítulos são frutos do emprenho de pesquisas dos membros desse grupo e foram construídos por meio de um empenhado e sistemático trabalho científico. Isso porque somos interessados pela aplicação do método fenomenológico à Educação Especial e Inclusiva e aos Atendimentos Educacionais em Ambiente Hospitalar, e ou como popularmente é nomeado, Pedagogia Hospitalar. Nesse espírito, os organizadores se dedicaram em juntar artigos, divulgados em diferentes revistas científicas, a fim de reunir algumas das produções dos pesquisadores e pesquisadoras do Grufei, como forma de marcar uma caminhada de estudos e pesquisas construída ao longo desses anos. Cabe dizer que os organizadores são membros do Grufei, sendo um o coordenador do grupo e orientador de doutorado dos outros dois organizadores.

O leitor poderá encontrar neste trabalho a reunião de artigos que contém temas variados em torno de nossos estudos como: morte e classe hospitalar; formação compreensiva; hermenêutica-fenomenológica; políticas públicas da educação; Atendimento Educacional Especializado (AEE); olhar da fenomenologia; artes, cinema e educação especial; ser professor; classe hospitalar; existência; brinquedoteca hospitalar; desenho; brincar; corporeidade; percepção; espaço-tempo; criatividade; modos de ser; caminhos do método fenomenológico; criança; pedagogia hospitalar; inclusão; Paulo Freire; doença crônica e escolaridade; atendimento educacional em ambiente hospitalar; sociedade, história e cultura, entre outros temas.

Edição 1 (2023)