Batalha de Cambrai, 1917

Por André Geraque Kiffer

Geografia E Historia, Games E Rpg, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 131 vezes desde 02/02/2024

Na madrugada de 20 de novembro de 1917, mais de 400 tanques (carros de combate) avançaram contra uma linha inimiga com cerca de 10 km, próxima da cidade de Cambrai, liderando o assalto de cinco divisões de infantaria contra esse setor da Linha Hindenburg. O estudo do terreno é a base da variável mais importante que será procurada, cientificamente, alterar e obter uma vitória britânica, qual seja, a de realizar uma ofensiva em área limitada com o objetivo de criar um saliente, entre os canais, dominando Cambrai pelo sul e pelo oeste (posição de Bourlon), que servisse de uma segura posição de ataque para a continuação das operações, após o inverno, visando, então sim, uma penetração estratégica. No cenário do jogo de guerra que será utilizado decidiu-se por não alterar a organização para o combate do Corpo de Tanques, por entender-se ser muito à frente do seu tempo uma “Blitzkrieg” e ainda mais, no caso, aplicando-se numa “guerra de sítio”. Por outro lado, corrigiu-se a falha estratégica operacional na alocação de meios ao III Exército em razão da diminuição da frente e da profundidade da penetração, bem como na redução do nível do objetivo, de estratégico para tático. Em suma, um seguro “laboratório” para novos sistemas de armas.

Edição 1 (2011)

André Geraque Kiffer

Coronel do Exército.

Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras, Resende - RJ (1982).

Doutor em Ciências Militares, pós-graduação universitária stricto sensu, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro - RJ (1999-2000).

MBA Executivo, pós-graduação lato sensu, pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ (2008).

Metodologia da Pesquisa em Ciências Militares, pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ (2009).

Bacharel em História pela Universidade Estácio (2019).

Casado com Leila Cristina de Paiva Kiffer, com quem tem dois filhos, Vitor de Paiva Kiffer e Eduardo de Paiva Kiffer.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/GeraqueKiffer