Batalha de Leuctra, julho de 371 a.C.

Uma simulação histórica espartana

Por André Geraque Kiffer

Geografia E Historia, Games E Rpg, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 85 vezes desde 31/01/2024

A batalha de Leuctra iniciou com os peltastas espartanos (infantaria leve armada com estilingues e dardos) atacando o acampamento beócio onde rechaçaram tropas que estavam relutantes em lutar, levando-as assim ao encontro do Exército tebano, reforçando seus números para a sequência da batalha. Considerando a tática histórica adotada por Epaminondas, entende-se que dificilmente Cleombrotus ou um dos seus strategos teria antecipado um dispositivo que se contrapusesse ao tebano, por exemplo, também emassando sua ala direita. Mas, pensando ser possível duas variações táticas in loco, à vista do desdobramento adversário, a simulação a seguir irá explorar qual teria sido o resultado se três forças espartanas importantes na batalha, os hoplitas da ala direita, os peltastas e a cavalaria tivessem seu emprego tático alterado.

Edição 1 (2012)

André Geraque Kiffer

Coronel do Exército.

Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras, Resende - RJ (1982).

Doutor em Ciências Militares, pós-graduação universitária stricto sensu, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro - RJ (1999-2000).

MBA Executivo, pós-graduação lato sensu, pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ (2008).

Metodologia da Pesquisa em Ciências Militares, pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro - RJ (2009).

Bacharel em História pela Universidade Estácio (2019).

Casado com Leila Cristina de Paiva Kiffer, com quem tem dois filhos, Vitor de Paiva Kiffer e Eduardo de Paiva Kiffer.

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/GeraqueKiffer