Como principais características desse período na Guerra Naval destacamos que desde os tempos antigos, a guerra no mar tinha sido travada como em terra, com armas de choque, arcos e flechas sobre plataformas de madeira flutuantes em vez de campos de batalha. Os canhões no século XVI ainda eram considerados em posições fixas, com a intenção de serem disparados de forma independente, em vez de em tiros combinados. Somente a partir da década de 1590 começaram a desenvolver a técnica dos tiros a comando em conjunto ou “broadside” e a tática das “linhas de batalha”. Apoiado no resumo das batalhas, procuro analisar e destacar os fatores decisivos, antes de simular hipóteses “e se...” alternativas por meio de um jogo de tabuleiro. Nas simulações das batalhas navais utilizarei adaptações combinadas entre os jogos de tabuleiro “War Galley” e “Flying Colors” da GMT Games, assim caracterizando bem ter sido um século de transição entre os navios a remo para os navios a vela durante o desenvolvimento da guerra naval no século XVI. Durante a análise e a simulação das guerras, campanhas e batalhas sempre que for aplicável, farei uso dos meus conceitos sobre a Arte e a Ciência da Guerra combinada com o jogo de Xadrez.
Número de páginas | 60 |
Edição | 1 (2020) |
Idioma | Português |
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