BITCOIN

Por Wesley Costa

História Econômica, Aplicações Financeiras, Não Ficção, Informática, Economia

Esta página foi vista 361 vezes desde 12/02/2022

Este livro é um excelente guia para iniciantes para entender a tecnologia chamada Blockchain. O conteúdo evita detalhes técnicos para fornecer uma melhor compreensão para aqueles que são novos nesta tecnologia. Existem certos termos que algum conhecimento técnico em Tecnologia da Informação ajudaria.

Meu objetivo com este livro não é analisar a economia do Bitcoin ou convencê-lo de que o Bitcoin é o novo ouro digital.

Não vou olhar para o Bitcoin do ponto de vista de investimento, ou tentar convencê-lo de que todos deveriam possuir um pouco. Não vamos olhar para gráficos ou históricos de preços, apesar de que em alguns momentos eu possa vir a fazer referência sobre os mesmos.

Finalmente, não vamos nos aprofundar em como o protocolo funciona em um nível profundo e não vamos examinar nenhum código de computador.

Meu objetivo é simplesmente agradar seu cérebro e dar a você um gostinho da ciência da computação e da teoria dos jogos econômicos que fazem do Bitcoin uma das invenções mais interessantes e profundas de nosso tempo.

A maioria das pessoas, ao ouvir pela primeira vez sobre o Bitcoin, realmente não o entende. É dinheiro mágico da Internet? De onde isso vem? Quem o controla? Por que isso é importante?

Para mim, compreender todas as coisas que se juntam para fazer funcionar o Bitcoin - física, matemática, criptografia, teoria dos jogos, economia e ciência da computação - foi um momento muito profundo. Neste livro, espero compartilhar esse conhecimento com você de uma forma muito simples e fácil de entender.

A forma como o faremos é um passo de cada vez. Com nada além de uma base de matemática de nível médio, iremos percorrer a invenção do bitcoin, passo a passo.

Espero que este livro lhe dê uma amostra apenas o suficiente para mandá-lo para o buraco do coelho do Bitcoin. Assim como Alice nos país das maravilhas... Vamos começar!

Edição 1 (2022)
Acabamento Capa dura
Tipo de papel Couche 90g

Wesley Costa

Wesley Costa, nasceu em março de 1972, nome de nascimento Luiz Wesley da Cruz Costa, adotou o nome Wesley Costa quando iniciou sua carreira em 1988, atuando como Instrutor de Informática, em pouco tempo passou a coordenador de equipe, e depois a Gerente de CPD.

Algum tempo depois, quando finalmente enfrentou um grupo real de profissionais totalmente afundados em desânimos e cheios de problemas para serem resolvidos, deu-se conta de que tinha encontrado a sua vocação, e passou a atuar como Líder de equipe e Consultor de Soluções onde influenciava diretamente grandes clientes.

Wesley também foi diretor de TI durante o período de 1997 a 2000 na Digital Tecnologia

Modernizou o Departamento de Tecnologia de diversas empresas, em seguimentos de mercados dos mais variados.

Gerenciou o Departamento de Operações da Net Service (RJNET), atuando na reestruturação do Departamento. Criador do algoritmo que deu origem ao teste de velocidade mais famoso do Brasil, o teste de velocidade da RJNET.

Gerenciamento do Departamento de TI da Empresa Israelense Gilat to Home e Gilat Brasil por 2 anos.

Com perfil empreendedor, administrativo, técnico e de liderança, nos últimos anos participou ativamente da criação e fundação de unidades de negócios e empresas “startups” , como a World Zone Tecnologia e a área de Tecnologia da XSOL Soluções Tecnológicas, importante participação desde o plano de negócios, pré-venda, preparação/apresentação da proposta, desenvolvimento, implementação, operação e pós-venda de projetos para os mais diversos segmentos do mercado.

Wesley é um profissional com mais de duas décadas em participação e atuação na área de Tecnologia da Informação, ampla experiência em dirigir, gerir equipes e sistemas na área de Tecnologia da Informação e Administração Geral, promovendo maior agilidade, racionalidade, produtividade, qualidade, redução de custos e aumento de resultados, sendo essa a sua marca registrada.

Extremamente experiente na gestão de projetos de grande complexidade, foi membro da equipe de gestão do Projeto GESAC, além de ter participado em diversos outros projetos onde o desenvolvimento ágil de Sistemas, Implantação de Pacotes Corporativos (ERP/CRM/SCM/BI), Revisão de Arquitetura Tecnológica, Gestão de Infraestrutura, Help Desk Corporativo, Gestão de Data Center, Cloud pública/privada, Gestão de Contratos e SLAs trouxeram resultados positivos para os negócios.

Líder responsável pela implantação e treinamento da equipe de pequeno varejo da Chocolates Garoto S/A, na implantação do Sistema SAP R3.

Nos últimos 16 anos participa do processo de transformação digital e inovação do mercado Brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, atuando como CIO na área de Gestão de Tecnologia, Arquitetura, Integração, Devops, Plataformas Cloud, Sistemas Corporativos (ERP/CRM/SCM), Infraestrutura e Serviços de Tecnologia. Membro do comitê de tecnologia da PortuZONE em Braga Portugal, membro do comitê de mudanças da WCST na Flórida e New York nos EUA, Colunista dos Portais de Tecnologia Profissionais TI e TI Livre e com diversos artigos publicados no LinkedIn.

Wesley vive no Rio de Janeiro, com sua fantástica esposa e suas duas filhas.