Botafogo, Roxinho e outros textos sobre futebol

Por Wesley B. Machado

Futebol, Não Ficção, Esportes E Lazer

Esta página foi vista 581 vezes desde 02/08/2022

Coletânea de crônicas, artigos e matérias sobre o Botafogo, o Futebol Carioca, o Maracanã, o Roxinho, o Americano, o Goytacaz, o Rio Branco, o Sapucaia, o Aliança do Queimado, entre outros assuntos relacionados a uma das grandes paixões da vida do autor, o Futebol!

Wesley reuniu sua produção textual de mais de uma década. O texto mais antigo é de 2009, ano em que o autor iniciou sua trajetória profissional no Jornalismo. Formado em 2008 no Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Wesley já escrevia desde a adolescência.

O prefácio do livro coube ao ex-jogador de futebol, jornalista e escritor José Roberto Padilha, autor de diversos livros e que depois de jogar no Fluminense e no Flamengo atuou na cidade natal de Wesley, Campos dos Goytacazes-RJ, por Americano e Goytacaz.

A capa é de Claudio Tadashi.

ISBN 9786500020328
Edição 2 (2022)

Wesley B. Machado

Sou escritor de Campos dos Goytacazes-RJ, nascido em 23 de junho 1981, filho dos servidores públicos estatutários Fernando e Ezilane e irmão mais velho da correspondente bancária Fernanda e do sociólogo Weverthon Machado.

Na minha infância eu já gostava de escrever. Fiz um livreto sobre meu avô paterno, Fernando Machado, ferroviário e líder sindical que foi preso político durante a ditadura militar no Brasil porque guardava em casa jornais e livros que foram considerados subversivos. Ele ficou sete meses preso em Água Santa, Rio de Janeiro.

Fui incentivado a ler por meu avô Fernando, que comprava muitos jornais e levava na casa dos meus pais. Na minha infância eu também gostava muito de gibis.

Na adolescência, estudando na Escola Técnica Federal de Campos, tive um contato maior com a literatura a partir da biblioteca da ETFC.

Com o sobrenome de um dos maiores, senão o maior escritor do Brasil, Machado de Assis, eu tinha o sonho de ser escritor. Mas este sonho só começou a ser realizado em 2011 quando eu tinha 30 anos. Tive uma crônica selecionada entre as sete melhores no II Concurso de Crônicas Alvinegras do Botafogo de Futebol e Regatas, meu time do coração. A crônica foi publicada em um livro coletânea denominado "A magia do 7", editado pela Livros Ilimitados na série "Meu Livro do Fogão". Esta publicação me incentivou a publicar no ano seguinte, 2012, o livro "Saudosas Pelejas - A história centenária do Campos Athletic Association" sobre os 100 anos do Roxinho, time da minha cidade na qual joguei e fui campeão mirim no início da década de 1990 e que naquele momento estava com suas atividades profissionais paralisadas desde 1989. Passaram-se oito anos desde 2012 até eu publicar outros livros, estes em formato eBook, dois em 2020 e mais dois em 2021. Dois destes quatro eBooks lançados durante os auges da Pandemia de Covid-19 foram publicados agora em formato impresso pelo Clube de Autores, o "Botafogo, Roxinho e outros textos sobre futebol" e o "A bola, a arte e a vida". Neste meio tempo, desde 2011 quando participei da coletânea de crônicas do Botafogo que me incentivou a me tornar escritor, eu participei de mais quatro coletâneas, uma em 2014 sobre o centenário do que é considerado o principal escritor campista, José Cândido de Carvalho, autor de "O coronel e o lobisomem"; outra coletânea sobre a Quarentena em 2020; ainda em 2020 uma coletânea sobre o músico Luizz Ribeiro, precursor do rock em Campos; e em 2021 uma coletânea sobre animais de estimação.

Por fim, sou servidor público estatutário, casado desde 2008 com a servidora pública estatutária Nilcea e pai da Luiza e da Júlia, nascidas em 2009 e 2014 respectivamente.