Brizola 62

da Guanabara para o Brasil

Por Guilherme Esteves Galvão Lopes

Ciências Humanas E Sociais, Partidos Políticos, Eleições, Democracia, Geografia E Historia, Ciência Política

Esta página foi vista 3207 vezes desde 06/02/2022

Este livro se propõe a analisar o processo eleitoral do estado da Guanabara em 1962, no qual o governador gaúcho Leonel Brizola foi eleito, pelo PTB, o deputado federal mais votado do Brasil. Além das motivações, procuramos compreender o contexto político, a nível nacional e local, o sistema eleitoral, a dinâmica da campanha e as implicações da eleição de Brizola para a corrida presidencial de 1965.

Edição 1 (2022)

Guilherme Esteves Galvão Lopes

Guilherme Esteves Galvão Lopes é carioca, nascido no subúrbio de Marechal Hermes e criado em Anchieta. Servidor público desde 2008, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV).

É mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ e pesquisador do Laboratório de Estudos Políticos e Pesquisas da Metrópole (LEPPEM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Também é membro do Conselho Técnico-Científico do Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento (IFFD Brasil).